pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Rita Carmo

Jazz movido a acordeão e saxofone.

João Barradas e Ricardo Toscano estreiam o projecto Duplex no Misty Fest

Texto: ReB Team
Fotografia: Rita Carmo

João Barradas e Ricardo Toscano juntam-se no novo projecto Duplex, e a estreia em palco vai acontecer na edição deste ano do Misty Fest, num concerto triplo: Ponte de Lima (31 de Outubro no Teatro Diogo Bernardes), Coimbra (19 de Novembro, em local ainda por revelar) e Lisboa (29 de Novembro no Museu do Oriente) são as datas a ter em conta.

Foi numa masterclass do veterano Greg Osby que os dois instrumentistas se cruzaram pela primeira vez e, desde então, têm solidificado os seus percursos a solo, que volta e meia se cruzam em palco, como aconteceu em 2017 no Teatro de Trindade. Para esta primeira pequena digressão enquanto Duplex, os dois músicos prometem surgir em cena com alguns standards, revisitando Cole Porter, Miles Davis ou Charlie Parker, e também algum material original criado a pensar no momento.

João Barradas expressa-se através do acordeão, um elemento estranho nas formações habituais do jazz, e estreou-se como bandleader em 2016 no álbum Directions, depois de ter dado o seu contributo para mais de uma dezena de trabalhos de outros artistas. Este ano assinou Portrait, ao lado de Luca Alemanno, Naíma Acuña, Simon Moullier e Mark Turner, e editou ainda pela Nischo uma compilação de 10 peças a solo registadas durante uma passagem pelo CCB.

Saxofonista alto, Ricardo Toscano é um dos grandes nomes do jazz nacional a surgir durante a última década. Partilhou o palco com nomes como Júlio Resende, Afonso Pais, Carlos Barretto ou Alexandre Frazão, até que em 2011 formou o seu próprio quarteto. No final de 2018 editou o primeiro LP de originais nesse formato pela Clean Feed, fazendo-se acompanhar por João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Lopes Pereira e, entretanto, cruzou-se até com o hip hop, quando foi convidado por Sam The Kid a integrar a orquestra de um concerto “E.S.P.E.C.I.A.L.“.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos