A International Anthem anunciou esta semana a edição de Recordings from the Åland Islands. O trabalho que assinala a estreia de Jeremiah Chiu e Marta Sofia Honer pela editora de Chicago tem lançamento marcado para 11 de Março.
A ideia para o disco surgiu em 2017 durante uma viagem da dupla às Ilhas Åland, arquipélago situado no Mar Báltico entre a Suécia e a Finlândia. Dois anos depois, o par regressaria para um concerto na Igreja Medieval de Kumlinge. A actuação foi gravada e alguns desses registos foram utilizados como base para os 11 temas que estão prestes a ficar compilados no álbum de estreia pela International Anthem e que registam uma fusão pouco usual entre o som da viola de arco e dos sintetizadores modulares.
Jeremiah Chiu e Marta Sofia Honer conheceram-se num ensemble de grandes dimensões que foi convidado para actuar no Constellation, em Chicago, propósito de uma festa anual curada pelos Bitchin Bajas. Teceram as primeiras colaborações em 2013 e, no ano seguinte, uma relocação para Los Angeles mudou-lhes a vida. Depois de se fixarem na nova morada, Honer foi instrumentista de sessão para Adrian Younge e Beyoncé, tendo ainda participado em discos de Chloe x Halle ou Angel Olsen e sido alvo de cinco nomeações para os GRAMMY. Chiu tornou-se professor assistente na Otis College of Art & Design, expôs alguns dos seus trabalhos em locais de renome, como o The Getty Center, trabalhou ao lado de Celia Hollander ou Booker Stardrum e deu vida a algumas das capas que compõem o catálogo dos últimos dois anos da International Anthem, entre as quais Transition East (de Angel Bat Dawid) e City of Mirrors (de Dos Santos).