pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2023

Histórias dançáveis.

Jayda G lança Guy pela Ninja Tune em Junho

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2023

Está confirmada a vinda do segundo álbum de Jayda G. Guy sai no dia 9 de Junho pela Ninja Tune e foi ontem antecipado por “Circle Back Around”.

Nasceu no Canadá, passou pela Alemanha e está agora sediada em Inglaterra, mais precisamente em Londres. Sonicamente inventiva em contexto de música de dança, a ligação à Ninja Tune surge naturalmente em 2019, ano em que se estreia num LP, Significant Changes, lançado pela editora de culto britânica a 22 de Março desse ano. Embora o modesto desempenho comercial, o disco ganhou um novo fôlego pouco depois graças a remisturas assinadas por Dâm-Funk ou Honey Dijon, com a artista a guardar o seu maior trunfo para 2020: “Both Of Us” saiu como faixa avulso e colocou Jayda Guy nas bocas do mundo, valendo-lhe até a sua primeira nomeação de sempre para os GRAMMY, na 63ª edição da gala, onde perdeu para KAYTRANADA e Kali Uchis (com “10%”) na categoria de Melhor Canção de Dança/Electrónica. Também em 2021, o reconhecimento abriu-lhe a oportunidade de curar a sua própria entrada na série DJ-Kicks, na qual juntou temas de Kokoroko, HAAi, Fre again.., DJ Koze, Carl Craig ou Benny Sings num alinhamento com mais de uma hora e meia de duração.

Agora com outro arcabouço e depois de uma passagem pela versão portuguesa do Sónar, a DJ e produtora está a postos para se aventurar novamente no formato de longa-duração com um conceito ainda mais vincado. Guy tem a co-produção de Jack Peñate e vai contar também com contribuições de Lisa-Kaindé Diaz (de Ibeyi) e Ed Thomas, funcionando como uma obra que presta homenagem ao pai e à avó de Jayda através de uma narrativa própria, conforme a autora explica num comunicado:

“Quis que o álbum uma infusão de storytelling, sobre a experiência afro-americana, a morte, o luto e a compreensão. É sobre o meu pai e a sua história, que é naturalmente parte da minha história, também, bem como se relaciona com tantas outras pessoas que querem mais para si mesmas e partem em busca disso. Este álbum significa muito para aqueles que tem sido oprimidos ou cujas vidas não têm sido fáceis.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos