pub

Publicado a: 14/11/2018

A história de Dizzee Rascal, Wiley, Stormzy e Skepta na televisão? Inner City Pressure vai dar uma série

Publicado a: 14/11/2018

[TEXTO] João Marques [FOTO] Direitos Reservados

Inner City Pressure é o livro do jornalista e escritor inglês Dan Hancox que conta a história do grime, género musical que nasceu em Inglaterra e que funde, sobretudo, o hip hop e a electrónica.

Os direitos televisivos do livro foram adquiridos pela Paramount, cujos mais recentes trabalhos incluem a série Maniac (com Emma Stone e Jonah Hill, produzida para a Netflix), e pela Pulse Films, responsável por vídeos para Loyle Carner, Young Thug, a marca Nike e o filme Rude Boy: The Story of Trojan Records bem como pelo documentário Shut Up And Play The Hits sobre os LCD Soundsystem. As duas companhias trabalharão em conjunto para levar o livro lançado em Maio deste ano às televisões.

A série televisiva deverá manter-se fiel ao livro. É a história de um grupo de MCs londrinos (Dizzee Rascal, Wiley, Skepta — que actua este mês em Portugal — e Stormzy, entre outros) que, entre verem as suas músicas rejeitadas nas rádios e os seus bares e concertos invadidos e interrompidos pela polícia, passaram a ser dos artistas mais conhecidos do país.

 



Segundo o que o autor disse à página Deadline, “é impossível contar a história do grime sem contar a história da cidade (Londres) e da sociedade à sua volta”. Acrescentando que se “se quer conhecer Londres […] não existe melhor “insight” nas primeiras duas décadas do séc. XXI do que o grime”.

O grime é um género musical que se desenvolveu na capital inglesa ao virar do milénio a partir do “hip hop americano e reggae jamaicano”, segundo o livro Inner City Pressure. As letras abordam geralmente a vida urbana e as suas vicissitudes. Os instrumentais eram fortemente influenciados pelos primeiros trabalhos ingleses no campo da música electrónica. O estilo ganhou primeiro relevância nas rádios piratas, e o seu nome deve-se a jornalistas que caracterizaram o som típico, composto por graves fortes, como “grimy”. Hoje tem relevância mundial.

Este é o segundo projecto em conjunto das duas produtoras televisivas, que estão também a trabalhar numa série documental sobre o desaparecimento em Portugal, em 2007, da criança inglesa Madeleine McCann.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos