pub

Texto: ReB Team
Publicado a: 21/05/2021

Andar para a frente.

Há duas “importantes novidades” para os PLAY’21

Texto: ReB Team
Publicado a: 21/05/2021

A cerimónia deste ano dos prémios PLAY – Prémios da Música Portuguesa vai ter lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no próximo dia 8 de Julho — e há duas “importantes novidades” para esta terceira edição.

Em 2021, o principal destaque vai para a formação da Academia PLAY, um painel formado por 300 profissionais da área da música que vai ajudar na escolha dos nomeados e vencedores, tornando assim mais abrangente e inclusivo todo este processo. No comunicado enviado à imprensa vem o esclarecimento que dois terços dessa academia será formada “por produtores musicais, agentes e managers, artistas nomeados e vencedores do ano anterior, técnicos de som, iluminação, vídeo e backline, promotores de festivais e grandes eventos musicais e programadores de auditórios”. A completar a parte em falta neste quadro estarão “profissionais de rádio, televisão, imprensa, digital, actores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, bem como representantes dos patrocinadores Vodafone, EA e Sagres.”

Entre as restantes alterações às regras do “jogo” está o alargamento da categoria principal, o prémio Vodafone Canção do Ano, que passa a poder contar com seis artistas nomeados, ao contrário aos anteriores quatro, sendo que duas das entradas na prestigiada lista são directas — um dos lugares está reservado à canção com mais tempo de antena a nível nacional, o outro pertencerá ao tema mais vendido no nosso país. Já a categoria Prémio da Crítica será votada por um conjunto de 10 jornalistas de música que apurarão directamente o vencedor, sendo que os prémios de Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum Clássica/Erudita passam a ter também dois comités específicos que tratarão de apurar os vencedores. Para o Prémio Carreira serão as direcções da Audiogest e GDS, entidades promotoras dos PLAY, a estar por trás da escolha do artista homenageado.

A terceira gala dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa vai ser transmitida em directo pela RTP 1, a partir das 21 horas do dia 8 de Julho. Das edições anteriores resultaram um total de 26 artistas e bandas distinguidos e 17 actuações ao vivo, entre eles o inesperado dueto entre ProfJam e Pedro Abrunhosa, em 2020, ano que teve Slow J e Branko entre a lista de vencedores.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos