Festival Académico de Lisboa 2019: mais de 50 minutos de música portuguesa para aquecer antes da festa

[FOTO] Deck 97

Arranca hoje o Festival Académico de Lisboa, que este ano aposta em força no hip hop e nas sonoridades urbanas.

O projecto de hip hop nacional mais aguardado dos últimos anos está trancado a sete chaves nos baús de Mundo Segundo e Sam The Kid. A dupla já lançou vários singles de alto calibre lírico e, ao vivo, há sempre a possibilidade de escutar o que têm produzido em estúdio e que necessitam de testar em palco.

Também já sentimos falta de um sucessor para O Dread Que Matou Golias: Holly Hood passou de MC que passava despercebido nas playlists das massas a ícone à escala nacional. Single a single, o líder da Superbad mostra que é um dos liricistas mais dotados da sua geração e é praticamente unânime entre o público que está entre os artistas mais relevantes a actuar actualmente em Portugal.

Se já em GROGNation se adivinhava um futuro brilhante para Papillon, as certezas tornaram-se absolutas com a edição de Deepak Looper no ano passado. 2019 já nos trouxe “Aceso”, o primeiro tema de Papillon desde a edição do LP.

É de louvar que um festival de tamanha dimensão tenha a ousadia de entregar um slot da sua programação a um produtor. A actuação de Lhast é, sem dúvida, aquela que nos desperta maior curiosidade, já que quase todas as grandes vozes do hip hop nacional tiveram a oportunidade de lhe passar pelas mãos. Uma coisa é quase certa: os temas que tem vindo a lançar em nome próprio — e que constam nesta playlist — deverão ecoar em alto e bom som na recinto da festa.

Não existem dúvidas: Deejay Telio e Deedz B são uma parceria de sucesso. Nesta lista de reprodução recuperamos um dos primeiros temas de sempre de Telio, que lha valeu uma entrada na compilação Tipo Já Não Vamos Morrer, da Príncipe Discos, e, claro, uma das faixas que integra Happy Day, o disco que no ano passado juntou estes dois artistas.

O Rimas e Batidas compilou alguns dos temas mais sonantes dos artistas envolvidos como forma de aquecimento para os dois dias de festa que terão lugar na Cidade Universitária.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team