pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/06/2021

Um encontro entre tradições vindas dos quatro cantos do mundo.

Évora acolhe este mês festival dedicado ao Património Cultural Imaterial da Humanidade

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/06/2021

O Imaterial é um novo evento focado nos sons tradicionais e vai animar a cidade de Évora entre os dias 18 e 26 de Junho.

“Um diálogo entre culturas distintas, entre passado e presente, entre património edificado e património que só existe dentro dos seus intérpretes, em busca de um reconhecimento do outro e de valorização das diferenças”. É este o mote que esteve na base para a criação do Imaterial, um evento musical de grande escala que quer dar uma atenção especial ao cante alentejano, que desde 2014 está classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. E embora a estreia aconteça já este mês, em Évora, a organização aponta para 2022 como o ano em que o Imaterial vai demonstrar toda a sua força, espalhando os seus palcos pelos diversos municípios alentejanos.

No cardápio para estes nove dias de programação encontram-se mais de uma dezena de espectáculos musicais ao vivo — Jon Luz & Maria Alice, O Gajo, Lavoisier, Mónika Lakatos, Aldina Duarte ou Mustafa Saïd são alguns dos nomes que saltam à vista entre o cartaz. Mas mais do que os concertos, o certame quer também promover uma conferência internacional, um encontro de música ibérica orientado para a “promoção de artistas ibéricos cuja criação esteja ancorada nas raízes populares, nas músicas tradicionais e na tradição oral” e a apresentação de um laboratório de investigação, o IN2PAST, dedicado ao estudo do património, artes, sustentabilidade e território.

Programa musical do Imaterial

Conferências

Encontro Ibérico de Música


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos