pub

Publicado a: 01/05/2018

Ermo sobre a nomeação para os Globos de Ouro: “Esperamos que seja um sinal de maior abertura para projectos com um discurso mais alternativo”

Publicado a: 01/05/2018

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTO] Direitos Reservados

D.A.M.A., The Gift, HMB e… Ermo? Os nomeados para melhor grupo nos Globos de Ouro foram anunciados recentemente e a banda bracarense surge no meio de uma série de nomes que pouco ou nada têm em comum com a sua música. Um outsider valioso que apresenta uma alternativa válida numa gala de prémios que raramente se preocupou em valorizar o arrojo na criação musical.

“Recebemos a notícia com alegria e alguma surpresa. Acabou por chegar numa altura em que este tipo de nomeações eram o último pensamento que tínhamos em mente, já que estamos a preparar o novo disco há uns meses e também a tour do Brasil, que começa já este domingo. Foi fixe receber este incentivo e vai certamente dar-nos força”, contou António Costa, um dos membros da banda, em conversa com o Rimas e Batidas.

E acrescentou: “Não sabemos bem se vai representar uma mudança, mas esperamos que seja um sinal de maior abertura para projectos com um discurso mais alternativo”. Se o galardão sempre procurou valorizar os nomes com mais apelo pop (Amor Electro, Delfins, Deolinda, Expensive Soul ou Xutos & Pontapés ganharam em anos anteriores), a verdade é que os Ermo não se encaixam nesses parâmetros, apresentando-se como um organismo estranho, um projecto abraçado pela crítica especializada desde Vem Por Aqui, mas que nunca encontrou o seu espaço no panorama mainstream.

 



Apesar de tudo, existem excepções: Da Weasel, Buraka Som Sistema, Dead Combo ou Capitão Fausto (que venceram a última edição) mostraram que é possível ser “fresco” e entrar na corrida. No entanto, os autores de Lo-fi Moda nunca chegaram (nem de perto) ao mesmo tipo de público que os quatro nomes anteriormente mencionados. Por isso mesmo, o valor desta nomeação é diferente, sentimento partilhado pelos próprios: “Qualquer prémio é sempre especial. Este teve a particularidade de deixar muitas pessoas que nós conhecemos felizes e várias pessoas que não nos conhecem curiosas. É um prémio diferente na medida em que mostra o nosso projecto num novo contexto.”

Sem pensar na vitória, os Ermo já sabem onde vão estar no dia do anúncio do vencedor: “No dia da gala temos concerto em São Paulo, portanto vamos festejar independentemente do resultado.”

Uma excepção que, muito provavelmente, não se repetirá nas próximas edições, mas que será uma excelente oportunidade para a dupla chegar a pessoas que de outra forma não colocariam tempo nas suas canções.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos