Dias 10 e 12 de Outubro, Leo Middea sobe aos palcos da Casa da Música (Porto) e do Estúdio Time Out (Lisboa), respectivamente, para assinalar em concerto a marca de 10 anos de actividade na música.
Tido em conta enquanto um dos grandes novos valores da MPB, o cantautor do Rio de Janeiro iniciou a sua jornada musical em Buenos Aires, Argentina, quando tinha apenas 18 anos de idade, tendo andado em digressão por esse país da América Latina com uma guitarra e um primeiro disco, Dois (2014), na bagagem. Em 2016 lançou A Dança Do Mundo antes de se mudar para Portugal no ano seguinte, onde se tem mantido sediado desde então.
Foi já deste lado do Oceano Atlântico que o seu nome alcançou uma maior notoriedade. Vicentina (2020), Beleza Isolar (2020), Gente (2023) e o registo ao vivo no Estúdio Showlivre (2024) foram os trabalhos que editou nos últimos anos, uma lista de feitos considerável à qual se somam os concertos que conseguiu agendar para cidades de diferentes países — desde o seu Brasil até Inglaterra ou França. Em Março deste ano, conquistou em definitivo o público português ao sagrar-se no primeiro artista brasileiro a ingressar numa final do Festival da Canção, tendo o seu “Doce Mistério” arrecadado um impressionante segundo lugar na competição, ficando empatado com João Borsch.