pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiago Pinheira
Publicado a: 19/09/2023

A parceria culminará na edição do disco Aiê.

Edgar Valente e Luizga dão arranque a uma colaboração multicultural com “Haux Haux”

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiago Pinheira
Publicado a: 19/09/2023

“Haux Haux” é a canção de estreia de Aiê, um álbum que resulta da parceria entre Edgar Valente e Luizga e que será editado a 13 de Outubro pela Ajabu! Records.

Edgar Valente é um músico e cantautor natural da Covilhã cuja carreira o Rimas e Batidas tem vindo a acompanhar de perto, muito graças àquilo que vai desempenhando em projectos como Bandua, Criatura ou EDGARBECK. Luizga é Luiz Gabriel Lopes, artista de Minas Gerais que tem vindo a explorar tanto a música popular e folclórica do seu país como outras linguagens sonoras oriundas dos mais diversos lugares do globo, muitas das vezes em contexto colaborativo, como aconteceu recentemente em discos como Yemamaya (2022) ou O Destino do Clã (2023).

Gravado em 2020 por Paulo Lourenço e, entretanto, finalizado e co-produzido por Guilherme Kastrup — o premiado produtor brasileiro esteve em Maio deste ano em discurso directo no Rimas e BatidasAiê será o título do trabalho que junta os dois artistas oriundos de países irmãos e, segundo um comunicado, “é resultado de alguns anos de pesquisa artística e poética sobre cruzamentos e ressonâncias possíveis entre diferentes territórios, ancestralidades e egrégoras espirituais.”

“Haux Haux” é a primeira canção a ser mostrada pela dupla e chegou no final da semana passada acompanhada por um videoclipe filmado na região portuguesa da Beira Baixa. Com direcção de Baco Dionísio, a peça visual combina paisagens idílicas e traços da nossa cultura, com o célebre construtor de adufes José Relvas, “guardião da memória e do conhecimento ancestral local”, em especial evidência.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos