Dealema: estrada fora rumo aos 20 anos de carreira

[FOTO] Francisco Henrique Melim

 

Os Dealema cruzam no próximo ano a marca redonda dos 20 anos de carreira. Expeão, Mundo Segundo, Maze, Fuse e DJ Guze perfazem o histórico colectivo de Nova Gaia que se mantém activo nos palcos portugueses, participando em celebrações universitárias e até mesmo do próprio hip hop. Certo é que cada um seguiu um caminho singular: Mundo Segundo prepara um disco com Sam The Kid; Maze, Fuse e Guze saltitam entre colaborações e produções; e Expeão surge a espaços com novidades a solo. Contudo, no fim da estrada, interceptam sempre caminhos e reúnem-se com renovadas energias e influências em torno das rimas e das batidas.

No início de Junho encontrámos Mundo Segundo, Maze e DJ Guze em Gaia, acabados de chegar da Queima das Fitas de Beja, e com eles fizemos um pequeno briefing do que se tem passado no universo dilemático e o que está para vir. Há surpresas reservadas para a celebração dos 20 anos e estes são os primeiros pormenores sobre o que aí vem.

Ricardo Miguel Vieira

Escrevo umas linhas em revistas e sites. Cultura, música, activismo, DIY, surfing são o meu universo. Se não me encontrarem por aí de headphones entre orelhas é porque estou algures no oceano.