DarkSunn sobre ROXO 05: “Somos todos putos do hip hop, no matter what

[FOTO] Direitos Reservados

A nova compilação da Monster Jinx aterrou ontem nas plataformas digitais. DarkSunn, Maria, Ghost Wavvves, E.A.R.L. ou NO FUTURE foram alguns dos artistas que assinaram faixas para ROXO 05, que volta a contar com uma ilustração de Bruno Lisboa na capa.

O catálogo de 2019 da Monster Jinx começa a ganhar forma. A nova compilação da editora chega após o EP de estreia de E.A.R.L., que mereceu uma limitadíssima tiragem em vinil.

Como é habitual na série ROXO, os 11 temas inseridos neste novo capítulo não se limitam à existência digital — há 75 cassetes numeradas à mão a circular por aí…

O Rimas e Batidas trocou algumas palavras com DarkSunn, guia espiritual da Monster Jinx, que falou sobre os temas de ROXO 05 e apontou ainda alguns dos trabalhos que ainda vamos ouvir da label em 2019.



Primeiro o tão aguardado EP de estreia do E.A.R.L. e agora um novo volume de ROXO. Que balanço fazes da Monster Jinx neste primeiro semestre do ano?

Um óptimo balanço e espero que ainda haja mais uma release antes do final do semestre. A ROXO geralmente “inicia” o nosso ano, mas, fruto de uma escassez de última hora de fita magnética na Europa, atrasou um pouco. O EP do E.A.R.L. foi na mesma um arranque muito bom, com a sua estreia na Jinx. A ROXO, como sempre, representa o estado da Jinx para o presente ano.

Depois da misteriosa mulher na capa de ROXO 4, o personagem central deste novo capítulo é um jovem amante de hip hop. O que simboliza esta figura?

A interpretação do Bruno Lisboa acaba por ser a amálgama criativa da Monster Jinx: somos todos putos do hip hop, no matter what. Começamos todos por aí e, fruto também dos tempos actuais, temos mais linguagens. Mas continua hip hop no final do dia.

Relativamente à música da ROXO 5, procuraram seguir alguma linha de pensamento ou tiveram algum cuidado especial na recolha e organização dos temas?

O que geralmente é pedido aos nossos artistas é que apresentem música que faça sentido para eles no momento. Temos por exemplo o Ghost Wavvves a fazer uma nod ao drum’n’bass dos 90s, cheio de “Amen Break”, ou o Arekkusu (alter-ego do Xando) a trazer um lo-fi ultra denso. Cada faixa representa o estado mental da nossa equipa no final de 2018/início de 2019. Isso acaba por dar o plano para o resto do ano. Depois de termos recolhido essas faixas, coube ao Jinx organizá-las de forma a fazer sentido.

O que se segue a partir daqui para o que ainda resta de 2019? Há por aí algum lançamento, peça de merchandise ou evento especial da MJ que nos queiras antecipar?

Bem, já é quase cliché a frase “esperem mais novidades”, mas vou ter de usá-la aqui novamente! Contem com novo trabalho do NO FUTURE, do Ghost Wavvves, um regresso à Jinx, uma nova cara, uma surpresa fora da caixa e, claro, a nossa Beat Camp no Verão para ajudar nas férias. Merch com a nossa assinatura e mais objectos físicos para as prateleiras e headphones.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team