pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Rodrigo Santos
Publicado a: 08/07/2019

Recentemente, K.Otic e Silva G juntaram Pródigo, Vilão, Jackpot BCV, Torrete, FDAN, Chyna, Nameless e TOM num cypher.

Cash Rules: “Gostamos de ter sempre um conceito em cada projecto”

Texto: ReB Team
Fotografia: Rodrigo Santos
Publicado a: 08/07/2019

A Cash Rules estreou uma rubrica de cyphers no passado dia 2 de Julho. Pródigo, Vilão, Jackpot BCV, Torrete, FDAN, Chyna, Nameless e TOM são os convidados de K.Otic e Silva G no primeiro episódio.

A plataforma Cash Rules foi fundada em 2017 por K.Otic e Silva G, produtor e MC, respectivamente, frutos de uma nova geração de artistas hip hop que começa a despontar na Ericeira, zona que, até agora, se tem mantido discreta no radar da cultura urbana em Portugal.

“Old School”, “T.C.D.O.”, “Aviso Prévio”, “Capa de Revista”, “Sensacional” e “2655” foram os singles que antecederam o cypher e que juntaram os dois membros fundadores do grupo a Nameless e Pródigo.

K.Otic, que editou Instrução Mental Vol.1, um álbum de batidas que chamou a atenção do ReB no arranque de 2018, explicou-nos tudo sobre a Cash Rules.



Falem-nos sobre a Cash Rules: como e quando é que arrancaram com o projecto e que artistas estão abrangidos nesta editora?

A Cash Rules é uma editora fundada na Ericeira em 2017, quando, após anos a falar vagamente dessa ideia, juntei finalmente esforços com o Silva G, que já rimava na altura (eu ainda não produzia) para lhe produzir umas faixas. Começou oficialmente quando comprei a minha primeira MPC. Os artistas musicais que fazem oficialmente parte da Cash Rules sou eu e Silva G — somos os fundadores –, mas tencionamos lançar projectos de outros artistas pela label, o que não significa que esses artistas passem a fazer parte, tal como nós podemos lançar ou produzir faixas que não sejam pela Cash Rules. Não queremos que seja assim tão linear — por vezes isso acaba por limitar ou prejudicar o trabalho –, e nesse aspecto queremos funcionar mais como uma distribuidora e não tanto como uma crew com membros fixos. Toda a gente que trabalha ou trabalhou connosco (o que inclui não só músicos mas também designers, fotógrafos, videomakers, etc…) são família, fazem parte deste projecto e ajudaram-nos a chegar mais longe.

Existe algum conceito ou ideia-base inerente à música que se propõem editar?

Gostamos de ter sempre um conceito em cada projecto, mas não seguimos nenhuma linha ou ideia-base. Cada projecto tem o seu conceito ou tema, mas não tem necessariamente de estar ligado aos outros lançamentos. O único requisito é todos estarmos satisfeitos com o resultado e tentar fazer sempre pelo bem desta cultura e superarmo-nos a cada projecto.

Têm tido participações do Pródigo, Nameless ou FDAN em alguns dos vossos lançamentos. Como se deram estas parcerias com rappers que já conta com alguns anos de ligação ao movimento hip hop?

Todas as parcerias foram acontecendo naturalmente, fomos criando amizade com várias pessoas do movimento, pois todos temos este amor em comum que é o hip hop. O FDAN já conhecíamos antes de fazermos música, e quando arrancámos com isto conhecemos o Pródigo que é cá de perto, depois amizade puxa amizade e as coisas vão acontecendo assim.

“Cash Rules Cypher #1” é o vosso tema mais recente. Como foi reunir 10 pessoas numa só faixa? Trabalharam todos juntos em estúdio?

O pessoal costuma reunir-se no nosso estúdio para conviver e trabalhar, começou a tornar-se quase tradição juntarmo-nos lá de vez em quando, e claro que surgiu logo a ideia de fazermos um cypher, visto que estamos todos lá com esta paixão em comum. Num desses convívios escolhemos o beat, os que lá estavam escreveram e gravaram a sua parte, e quando começámos a ficar com uma cena mais sólida combinámos outra vez, desta vez com mais gente, incluindo o Miguel Brito (que filmou e editou tudo), discutimos as nossas ideias tanto para a faixa como para o vídeo e em menos de um mês fizemos tudo acontecer.

O que podemos esperar da Cash Rules daqui para a frente? Têm mais projectos a ser equacionados de momento?

De momento temos vários projectos a ser realizados em paralelo. Estou a trabalhar num novo EP com o Silva G, que lançaremos ainda este ano, tal como o segundo volume da meu projecto instrumental. E agora abrimos esta nova porta que são os Cash Rules Cyphers, que iremos lançando no nosso canal de YouTube sempre com novos artistas convidados. Também estou a planear produzir projectos para alguns desses artistas, mas ainda não posso divulgar nada em relação a isso — ainda está numa fase muito inicial.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos