pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/06/2023

Está aí o terceiro single do primeiro álbum da artista portuguesa.

Capital da Bulgária sobre “cansada de ti”: “Foi uma das canções que escrevi mais rápido”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/06/2023

É como Capital da Bulgária que se tem apresentado nos últimos anos no YouTube, tanto em vídeos humorísticos como em apontamentos musicais, muitos deles covers de outros músicos. Depois do EP Pequeno-Almoço (2021), a artista, que tanto escreve e interpreta como produz, está determinada a focar-se na sua música original, de natureza indie, com o primeiro longa-duração do seu percurso.  

O disco, ainda sem título divulgado, tem sido antecipado com os singles “escova-de-dentes”, “coração em jejum” e o mais recente “cansada de ti”, que teve agora direito a um vídeo de making-of, para que quem se encontra deste lado possa assistir aos bastidores do videoclipe. Foi o pretexto ideal para colocarmos algumas perguntas à autora que assina como Capital da Bulgária.



Fala-nos sobre os teus primeiros contactos com a música. Quando é que cantas ou tocas um instrumento pela primeira vez? E que artistas consideras terem sido importantes para definires o teu próprio rumo?

Eu sempre cantei mas não cheguei a pegar num instrumento a sério até ao secundário, quando comecei a produzir pela primeira vez e cantar não bastava. Jonas Brothers. Não há música de ninguém que eu tenha fingido cantar para milhares de pessoas mais que as dos Jonas Brothers. 

Tens muitos vídeos no teu canal no YouTube, ao longo dos quais não te prendeste a nenhum formato específico, embora tenhas tido especial queda para os covers. O que te levou a produzir este tipo de conteúdos e que tipo de feedback ias obtendo quando os publicavas?

Gosto pelo hobby. Criava porque gostava do que fazia e achava piada, não havia grande pensamento sobre isso, era o sentimento mais simples. Felizmente nunca recebi feedback negativo, dois ou três comentários com a palavra cringe. Mas para falar verdade, esperava muito mais desses quando comecei e raramente chegavam.

A dado momento parece que se dá um clique e passas a focar-te mais nas tuas próprias canções. Como é que te surge a ideia de começares a fazer carreira enquanto Capital da Bulgária?

Eu considero que os vídeos parvos e sketches fazem parte do meu início de carreira, sempre os postei como Capital da Bulgária. Um clique nunca aconteceu propriamente, apenas chegou uma altura em que senti a necessidade de um desafio maior.

A vertente de youtuber ainda é para continuar, ou vais agora direccionar todos os teus esforços para a criação de temas originais e videoclipes?

Eu creio que sim, gosto de partilhar coisas e gosto de ser criativa noutras áreas por isso de certeza que me vão surgir ideias, as quais vou querer realizar.

Em 2021 lançaste o teu primeiro EP, Pequeno-Almoço. Sentes que há um antes e um depois dessa edição? Mudou alguma coisa o facto de já teres um disco cá fora?

Mudou a minha mentalidade, garantidamente. Não há um antes e um depois definido, tipo antes eu era azul e agora sou laranja, mas sinto que cresci como produtora e escritora, sem dúvida. Antes era média, agora sou média boa.

Agora estás a caminho de um álbum e “cansada de ti” é o seu terceiro single. O que nos podes revelar sobre a concepção deste tema?

“cansada de ti” é claramente sobre alguém chato [risos], e essa pessoa realmente existiu na minha vida. Era uma pessoa não muito importante, tinha-a conhecido há muito pouco tempo e de repente ele ficou muito obsessivo. Eu percebi que não fazia parte da minha bolha, então falei com ele, dei-lhe aquele “não” gentil e delicado, mas ele não o respeitou de todo e chegou uma altura em que tive que lidar com o meu próprio conforto, mesmo achando que bloquear não é a resposta certa, não sentia que havia outra opção (imaginem o quão chato ele era). No meio disto, surge a minha vontade natural de cantar sobre a minha vida e as primeiras palavras que me saíram foram “I don’t need you anymore” e o resto saiu super facilmente, é uma das canções que escrevi mais rápido na minha vida.

E sobre o LP que se avizinha, há já algum detalhe que nos possas antecipar, como o título ou a temática que interliga as suas faixas?

Não é sobre nada e é sobre tudo. É sobre mim. Já tenho título e capa mas vou manter em segredo [risos].


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos