pub

Fotografia: RITUAL
Publicado a: 13/08/2021

A jarvardar no caminho para o álbum a solo.

Bambino: “Eu não vou fugir às minhas raízes”

Fotografia: RITUAL
Publicado a: 13/08/2021

“Javardo” é a nova faixa a solo de Bambino e acaba de ser editada pela RAIA em videoclipe, uma peça visual dirigida por Sebastião Santana.

A caminho do primeiro LP de originais a título individual, o histórico rapper e produtor da Margem Sul foi até à máquina do tempo para recuperar o “esqueleto” de uma letra sua do século passado que nunca tinha sido eternizada num tema lançado para o mercado. “O pessoal, se calhar, nem acredita, mas o ‘Javardo’ nasce de uma letra que foi feita em 1997, ainda estava eu com Mente Kapta”, começou por revelar ao ReB. “É claro que eu mudei algumas coisas nas lyrics mas pelo menos o refrão está intocável. Acaba por ser o meu hino para os meus brothers Cocas e Simão e é por isso que o som é pequeno, só tem um verso e refrão.”

O que para muitos pode ser visto como um defeito, vestir a pele de um “Javardo” é, para Madwilson Pina, o mesmo que envergar a jersey de uma determinada facção dentro da estética rap, mais suja, crua e sem papas na língua. O imaginário escolhido para o vídeo, que retrata algo que poderíamos imaginar como sendo uma versão negra de um redneck — um blackneck, sugere Bambino — tem também o dedo do homem que é metade de In3gah, que nos admitiu querer explorar essa ligação entre o lado musical e visual da sua obra: “Eu tive a ideia de arranjar aquele spot, naquela zona. O Sebastião tratou da logística dele, as luzes e não sei quê, e gravámos. Pensei em algo que se pudesse relacionar com o tema — uma oficina, sujidade, javardo. Gostei muito desse imaginário.”

Mesmo tendo “um stash do caraças” do seu lado, entre rimas e instrumentais que concebeu ao longo de várias décadas, o mais veterano das fileiras da RAIA Records recusa em fazer disso uma almofada e está focado em dar vida a um conjunto de faixas que façam justiça a um tão esperado disco de estreia em nome próprio. “Estou a trabalhar nele enquanto vou lançando estes singles — o próximo vai ser o “Mad Nigga”, posso já dar-vos a dica em primeira mão. O álbum terá, provavelmente, 10 músicas e dois skits. 12 faixas no total. Estou a trabalhar nas calmas, sem pressão nenhuma, sem stresses ou bullshits.”

Ainda sem data de edição definida e com um novo LP de In3gah “em processo de mistura e masterização neste momento”, o projecto a solo de Bambino vai recuperar o título de uma música que partilhou em Abril passado, “Rap de Gente Grande“, e que se junta a “Javardo” na lista de avanços já disponibilizados. Mas não se deixem enganar se pensam que “já ouviram tudo” apenas com um par de amostras: “O Rap de Gente Grande vai ser 80% raw. Logicamente, não vou mostrar só a minha parte raw. Um gajo não é só raw shit. Tem emoções and shit. Vai ter cenas mais suaves. A aura vai ser a mesma de sempre do Bambino, mais crua. Mas o people sabe que um gajo vem de Black Company e tem esses dois lados. Eu não vou fugir às minhas raízes.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos