pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/12/2020

No topo da pirâmide.

Bad Bunny: EL ÚLTIMO TOUR DEL MUNDO faz história na Billboard 200

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/12/2020

Um marco histórico tanto para Bad Bunny como para a música latina: EL ÚLTIMO TOUR DEL MUNDO é o primeiro álbum integralmente cantado em espanhol a escalar até ao primeiro lugar da Billboard 200.

O prolífico artista porto-riquenho supera assim o recorde estabelecido por si mesmo no início deste ano. YHLQMDLG havia sido editado já no final de Fevereiro e, em Março, subia ao segundo lugar da tabela de vendas norte-americana, sagrando-se, então, no disco interpretado em espanhol mais bem classificado de sempre — de frisar que o projecto saiu quase de surpresa a um sábado, tendo assim um dia de rodagem a menos que os restantes álbuns dessa semana para a contagem dos números de vendas, que ditam as classificações no chart. Amar es Combatir (de Mana) e Fijación Oral (de Shakira) tinham estabelecido a fasquia mais alta de sempre até à data, tendo ambos alcançado a quarta posição da Billboard 200. Dreaming of You (de Selena) e Ancora (dos Il Divo) haviam chegado ao topo da mesma tabela em 1995 e 2006, respectivamente, embora sem ter o espanhol presente em todas as faixas dos seus alinhamentos.

Há uma semana, na crítica a EL ÚLTIMO TOUR DEL MUNDO publicada pela Vulture, Gary Suarez notava o enorme crescimento de Bad Bunny, um artista que está a ir contra a corrente apontada pela indústria discográfica, apresentando um fluxo de trabalho constante — editou cinco LPs em pouco menos de dois anos — e uma destreza musical impar, que o leva a vingar no circuito pop graças a um caldeirão de influências tão dispares, do trap e do reggaeton ao emo rap e ao rock nas suas inúmeras variantes, como o punk ou a new wave.

Numa longa conversa com a Cabbages, Mick Coogan, músico e compositor que deixou a sua marca em cinco das canções de EL ÚLTIMO TOUR DEL MUNDO, foi taxativo quanto ao crescimento do porto-riquenho no seu último registo a solo: “Olho para este álbum e sei que representa uma mudança drástica naquilo que as pessoas esperavam do Benito.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos