Ana Lua Caiano faz parte do lote de artistas nomeados para os Music Moves Europe Awards, um reconhecimento promovido pela União Europeia que tem por objectivo assinalar artistas emergentes que representem o “som europeu” contemporâneo. Nenny, Lina_ Raül Refree e Pongo já haviam representado a lusofonia em edições anteriores.
A cantautora portuguesa que tem desafiado os ditames da música tradicional portuguesa por meio da electrónica é uma das 15 personalidades seleccionadas aos galardões: Arny Margret (Islândia), Ash Olsen (Noruega), Berry Galazka (Polónia), Bulgarian Cartrader (Bulgária), ClockClock (Alemanha), Fran Vasilić (Croácia), freekind. (Eslovénia), Giift (Dinamarca), Pearly Drops (Finlândia), Ralphie Choo (Espanha), Tramhaus (Países Baixos), waterbaby (Suécia), yunè pinku (Irlanda) e Zaho de Sagazan (França) são os restantes.
Os músicos nomeados foram revelados no BIME BILBAO, um dos showcase festivals nos quais Ana Lua Caiano actuou durante a sua digressão, que a tem levado a palcos nacionais e internacionais à boleia dos seus primeiros dois EPs — Cheguei Tarde A Ontem e Se Dançar É Só Depois.
“Jury Awards”, “Grand Jury Award” e “Public Choice Award” são as categorias entre as quais se definirão sete vencedores, a serem anunciados a 18 de Janeiro, durante o festival EUROSONIC, nos Países Baixos. As votações para a categoria destinada ao público estão abertas e podem ser feitas através do site oficial dos Music Moves Europe Awards. Também no próximo ano, no primeiro trimestre de 2024, se espera o seu primeiro longa-duração a solo.