pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/08/2022

Outubro em tons de azul.

Ambrose Akinmusire entre os nomes confirmados para a edição deste ano do SeixalJazz

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/08/2022

O SeixalJazz regressa em Outubro, entre os dias 13 e 22, e acontece em dois palcos: no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

Oito anos depois da estreia no festival da Margem Sul, sob a forma de quinteto, Ambrose Akinmusire volta ao SeixalJazz já com rótulo de um dos melhores trompetistas do mundo, desta vez acompanhado por apenas três músicos, a 21 de Outubro. O instrumentista e compositor californiano integra o catálogo da Blue Note há mais de uma década e tem visto a sua popularidade aumentar no últimos anos — álbuns como Origami Harvest ou o seu último on the tender spot of every calloused moment conseguiram agarrar as novas e cada vez maiores plateias que estão a dedicar as suas atenções às linguagens do jazz. Em Setembro de 2020, Rui Miguel Abreu abordava o disco ao qual pertence “Roy” numa das suas Notas Azuis:

“Akinmusire é mais um daqueles músicos que além do seu próprio instrumento, parece igualmente tocar o próprio ensemble que escolhe ter ao seu lado. O líder conhece muito bem a secção rítmica que o ampara já que tem, em diferentes contextos e combinações, tocado abundantemente com todos estes músicos na última década, desenvolvendo com eles uma química que se sente de forma nítida na forma como os instrumentos convivem e se encaixam ou derivam em cada uma das peças do alinhamento. Parecendo ancorada nos blues, esta é música cuja melancolia parece ecoar de forma particular nestes estranhos tempos que vivemos.”

A edição deste ano do Seixal Jazz vai ainda contar com espectáculos de Mário Barreiros, Monty Alexander Trio, Mário Laginha Trio ou Samara Joy Trio. Os bilhetes para cada um dos concertos custam 12 euros e há ainda um passe geral que dá acesso a todos os dias do evento — e está à venda por 60 euros. Os concertos na S.F.D.T.S são de entrada livre — o quarteto de Demian Cabaud, Mazam, Filipe Duarte Quinteto e os trios de Gileno Santana, Eurico Costa e Luís Vicente passarão por lá.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos