Scúru Fitchádu, Allen Halloween, Ângela Polícia ou Mazarin no cartaz do ZigurFest’18

[FOTO] Vera Marmelo

A oitava edição do ZigurFest arranca no final do mês de Agosto. O festival em Lamego volta a apostar nas vias musicais alternativas para o cartaz de 2018: nomes como Allen Halloween, Scúru Fitchádu, Ângela Polícia ou Mazarin estão entre os artistas confirmados para os vários palcos do ZigurFest, que se realiza entre os dias 29 de Agosto e 1 de Setembro.

É (quase) unânime que o trono do hip hop underground nacional pertence a Allen Halloween. Depois da estreia em 2006 com Projecto Mary Witch, a “Bruxa” assinou mais dois discos a solo, um projecto com os ODC Gang e várias faixas soltas. Unplugueto é o aguardado trabalho acústico de Allen Halloween que vai, aos poucos, lançando novos singles.

 



Numa fusão inédita que equilibra funaná com o punk, Scúru Fitchádu estreou-se em 2016 com um EP homónimo. A energia que Marcus Veiga e companhia descarregam nos palcos tem sido um dos principais motivos para as sucessivas chamadas para concertos e festivais e chega agora a vez do ZigurFest provar um pouco deste doce veneno. Ângela Polícia é um multifacetado artista de Braga que esteve em destaque na época de balanços do ReB — Pruridades foi um dos nossos projectos favoritos no ano passado. A versatilidade leva-o para os diferentes trabalhos: Fernando Fernandes é frontman dos Bed Legs, integra o núcleo duro do Colectivo Projéctil, assina como O Amante Negro e faz parte do supergrupo OSSO.

Os Mazarin editaram o curta-duração de estreia em Maio passado e chamaram a atenção do ReB, que os entrevistou nesse mesmo mês. Recentemente, fizeram parte do leque de artistas que integraram o inovador Samsung Galaxy Live. É também com fortes ligações ao jazz que se faz a música dos Gume, um quinteto que não olha a barreiras sónicas e tem Yaw Tembe como frontman que, além de trompetista, também dispara versos em spoken word pelo alinhamento de Pedra Papel. David Bruno (ou apenas dB) é um dos artesãos da batida mais celebrados em Portugal — depois do trabalho que desenvolveu com Corona e em 4400 OG, o beatmaker atirou-se às baladas românticas em O Último Tango em Mafamude. Recentemente formou dupla com RealPunch: o projecto GLDNSHWR promete novidades nos próximos tempos.

O ZigurFest divide-se por oito palcos e conta com uma ampla oferta musical numa programação onde também constam MUTUAL, Terra Chã, Inversus ou 2Jack4U. Os quatro dias do festival são de entrada gratuita (a primeira vez que isto acontece em oito anos) com direito a campismo — para reservarem o vosso lugar, basta preencher o formulário no site da ZigurFest que, em caso de lotação esgotada, apresenta algumas alternativas nas redondezas para os seus visitantes. Os horários das actuações já foram disponibilizados e podem consultá-los de seguida.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team