pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/04/2021

Desconfinar em palco (e não só).

Abril-Junho 2021: gnration volta a abrir as portas ao público

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/04/2021

O desconfinamento está a acontecer lentamente e a cultura volta assim ao seu habitat natural: hoje mesmo, 6 de Abril, em dia de reabertura, o gnration, em Braga, revelou os seus planos para os próximos três meses (Abril, Maio e Junho) com os olhos postos no seu oitavo aniversário.

Os destaques são muitos — e podem encontrá-los a todos no site da sala bracarense –, mas por aqui focamos apenas alguns: a 23 de Abril, Marco Franco apresenta Arcos, o seu novo disco; a 30 de Abril, Yaw Tembe e o seu Chão Maior (onde cabem Norberto Lobo, Ricardo Martins, Leonor Arnaut, João Almeida e Yuri Antunes) mostram Drawing Circles, álbum editado no final de Janeiro passado.

Em Maio, a oferta continua a ser generosa: no dia 22, Rafael Toral leva o seu quarteto (que conta ainda com Hugo Antunes, Nuno Mourão e Nuno Torres) até Braga; sete dias depois, Casper Clausen toca ao vivo Better Way, o seu registo de estreia a solo. Neste mês, o aniversário do gnration celebra-se com “um programa híbrido, dividindo-se entre o espaço físico e o online, que se desenrolará ao longo de três dias. A 7, 8 e 9 de Maio, sexta, sábado e domingo”. E é aí que acontece um dos momentos que geram mais expectativas: o hub criativo “convidou artistas com práticas distintas para levarem a cabo a direção de arte de um conjunto de quatro performances vídeo por músicos nacionais, todas filmadas à porta fechada e em diferentes locais do edifício do gnration. Ermo (performance) e Jonathan Uliel Saldanha (direcção de arte), João Pais Filipe/Pedro Melo Alves (performance) e Rodrigo Areias (direcção de arte), Susana Santos Silva (performance) e Inês D’Orey (direcção de arte), e Gala Drop (performance) e Sara Graça (direcção de arte) apresentam quatro performances com um olhar distinto.”

Na última estocada desta programação trimestral, o foco cai na dupla João Pais Filipe e Pedro Melo Alves, dois percussionistas que estreiam no dia 2 de Junho uma “nova colaboração” na caixa negra. Para além do duo, há ainda a banda Omie Wise (a 9 de Junho) e Kali Malone (a 19 de Junho).

Para fechar, uma oportunidade: “Até 2 de Maio, o gnration procura artistas ou colectividades residentes no distrito de Braga, ou cujos elementos são naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas. O mote é a sétima edição dos Laboratórios de Verão, programa de apoio à criação artística em contexto de residência, com o gnration a disponibilizar 1500 euros para cada um dos quatros projetos vencedores.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos