A Antena 3 celebra a arte do sampling com novo especial

[DESIGN] Ana Malheiro / Antena 3

Hoje, às 21 horas, a Antena 3 apresenta Sampling – A Arca dos Tesouros da Memória. O especial é assinado por Nuno Galopim e tem sonorização de Gualter Santos. Rui Miguel Abreu, Stereossauro e Isilda Sanches são os convidados do programa que será repetido no domingo, dia 17 de Março, pelas 18 horas.



No passado dia 3 de Março, o jornalista e director do ReB Rui Miguel Abreu dava conta do 30º aniversário de “uma montanha russa de emoções, samples, rimas e invenção pura de que nunca nos iremos fartar”, peça fundamental que elevou a fasquia na arte do corte e costura de pedaços musicais e um dos destaques neste Sampling – A Arca dos Tesouros da Memória.

“Uma das ideias do especial é não apenas mostrar como o álbum dos De la Soul foi importante na história do sampling mas também do próprio hip hop”, explicou Nuno Galopim ao Rimas e Batidas. “Foi uma forma de juntar mais um ponto-de-vista ao assinalar da passagem dos 30 anos sobre a edição do álbum. Não será uma história completa do sampling, mas um modo de contextualizar nessa história o momento que representou esse disco dos De La Soul, o que justifica o antes e o depois que aqui se contam.”

Ao trio de Long Island juntam-se Eric B & Rakim, Public Enemy, James Brown, Chic, Dream Warriors, US 3, Beck ou DJ Shadow, não esquecendo ainda os exemplos made in Portugal, como são os casos de Sam The Kid, Líderes da Nova Mensagem, Golpe de Estado, Mind Da Gap ou Stereossauro.

O criador do audiodoc revelou ainda um pouco do conteúdo que vamos ouvir:

“Ter, além de dois críticos de música, a presença de um músico cujo trabalho com sampling o coloca na linha da frente deste universo na música portuguesa actual permite acrescentar à narrativa uma série de experiências pessoais que assim acrescentam uma visão documental aos olhares partilhados.

Gosto de fazer destes especiais na Antena 3, um espaço que serve tanto a memória como o presente, que pode ser de storytelling sério e também coisa ritmada e agradável de escutar até por quem possa não estar à partida muito voltado para o tema. Os momentos em que vamos cruzar samples originais e as canções onde foram usadas podem ser aqui uns aperitivos para preparar o apetite para escutar mais.”


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team