pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/11/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/11/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[BackRoad Gee] “Enough Is Enough” feat. Lethal Bizzle & JME

Já ouviram falar de BackRoad Gee? Provavelmente não, mas tomem nota: o rapper de Londres já trocou versos com Pa Salieu em “My Family” e “Party Popper” e editou o EP de estreia Mukta vs Mukta em Julho passado, tendo-se posicionado automaticamente entre o amplo leque de candidatos a futuras estrelas da música urbana no Reino Unido. “Enough Is Enough”, o seu novo single, carimba-lhe o passaporte para a longa escalada que tem agora pela frente, com os veteranos Lethal Bizzie e JME a assistirem-no neste poderoso banger carregado de adlibs e que antecipa o seu próximo trabalho Summer Ina Da Winter.


[Abra Cadabra] “Spin This Coupe”

Também produto da prolífica cena UK drill, Abra Cadabra segue com o pé no acelerador para tirar o maior proveito de 2020. Este ano mostrou-se em forma no EP LOL: Love Or Lust? mas as novidades não se ficaram por aqui, tendo o MC de Tottenham assinado vários êxitos como “Cadabra Freestyle” ou “On Deck“. Com quase um milhão de visualizações em menos de uma semana, “Spin This Coupe” parece seguir o mesmo caminho e antecipa um 2021 glorioso para o homem que, em 2016, venceu um MOBO para “Melhor Canção” no arranque da sua carreira.


[Kenny Mason] “Exxon”

Não provocou o maior dos estrondos mas Angelic Hoodrat é um daqueles álbuns que deverão ter alguma palavra a dizer agora que nos aproximamos da época dos balanços anuais. O trabalho que deu a conhecer ao mundo Kenny Mason desafia as leis do trap e do arquétipo de rapper, procurando o seu conforto na escuridão que também encontramos nos meandros da electrónica, do rock e até da pop. “Exxon” fez parte do alinhamento desse disco e foi recentemente retratado em vídeo através da parceria entre Nasser Boulaich e Aditya Pamidi.


[Sega Bodega & Låpsley] “Make U Stay”

Salvador Navarrete surge na Irlanda numa era pós-Warp Records ou Ninja Tune e a sua música é uma óptima contribuição para que a IDM se mantenha a respirar bem. No arranque deste ano lançou o primeiro LP, Salvador, enquanto Sega Bodega, e na semana passada apresentou-nos o primeiro tema a suceder a essa obra. “Make U Stay” tem a participação de Låpsley e é uma proposta sónica que “funde o trance ao garage”, conforme a dupla revelou numa conversa com a NME.


[Namir Blade] “Patlabor”

O hip hop criado a partir de Nashville esteve recentemente em destaque numa peça da NPR e um dos indivíduos que têm contribuído para a sua dinamização é Namir Blade que, ao quarto trabalho, chega ao catálogo da editora de hip hop, prestigiada dentro do circuito alternativo, Mello Music Group. Cultura afro-americana, surrealismo, afro-futurismo e cultura nerd vivem debaixo do mesmo tecto em Aphelion’s Traveling Circus, que tem este “Patlabor” enquanto terceiro single.


[Slauson Malone] “THE MESSAGE 4: Museum (see page 32, 203, 198, 223, 219, 104, and 24)” Ao Vivo @ NTS

Dizer que Slauson Malone faz parte da nova geração de criativos urbanos de Nova Iorque e que passou por colectivos como Standing on the Corner ou sLUms já é meio caminho andado para se perceber a dimensão que o seu som pode assumir. O jovem que edita álbuns com títulos estranhos recorreu ao seu último, Vergangenheitsbewältigung (Crater Speak), para recuperar este “THE MESSAGE 4”, recriado para a rubrica Work In Progress, fruto de uma parceria entre a NTS e a Carhartt.


[AG Club] “Columbia”

Fizeram certamente escola com Odd Future e BROCKHAMPTON e agora estão a dar cartas com o apoio da AWAL Recordings. Os AG Club são a nova boyband oriunda do espectro do hip hop que devem manter debaixo de olho, eles que editaram Halfway Off The Porch este ano e já se têm debruçado sobre novos temas, como “HNGOVER”, que esteve em destaque por cá no passado mês de Agosto.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos