7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Octavian] “Bet” feat. Skepta, Michael Phantom

Não foi preciso chegar sequer perto do Verão para termos um dos maiores hits deste ano. “Bet” começou por ser antecipado em snippets partilhados nas redes sociais e viu a luz do dia no início de Fevereiro. O videoclipe aterrou no YouTube durante a semana passada e espelha na perfeição os movimentos que o nosso corpo pede ao ouvir este banger — não nos responsabilizamos por espasmos repentinos na zona do pescoço.

Octavian contou com a benção do veterano Skepta, que percebeu o potencial da batida providenciada por Keanu Beats e King Payday, um hino às sonoridades urbanas que sobem a temperatura de qualquer pista de dança. Michael Phantom também colabora na faixa que sucede a Spaceman, a tão aguardada mixtape que Octavian editou em Setembro de 2018.


[Binkbeats] It’s not about looping

A Ableton tem vindo a dedicar o seu espaço no YouTube aos artesãos da música feita com base em loops, uma das mais preciosas ferramentas de criação. Binkbeats, engenhoso artista a operar dentro destes moldes, tem feito por merecer todo o destaque que a famosa marca de software musical lhe atribuiu durante a semana que passou. Além deste It’s not about looping — um curto mas precioso documentário que mostra o maravilhoso universo deste produtor —, existe ainda um vídeo que explica como Binkbeats consegue controlar toda uma orquestra de máquinas e instrumentos/objectos a partir do Live, bem como três demonstrações ao vivo de composições feitas por camadas assinadas pelo holandês.


[J. Cole] “Middle Child”

2019 adivinha-se enorme para J. Cole, que tem em mãos uma nova mixtape a solo e ainda o terceiro volume de Revenge of the Dreamers, que já começou a fazer escorrer tinta nas redes sociais dado o calibre dos criativos envolvidos na próxima compilação da sua Dreamville. “Middle Child” foi lançado logo no arranque de 2019 e tem agora um vídeo à medida, com Cole a deixar a restante competição estendida e inanimada numa maca.


[Bas] “Purge”

Quem não quer perder a boleia é Bas, um dos protegidos de J. Cole na sua label. “Purge” é o mais recente single a ser extraído de Milky Way, o terceiro álbum, que editou durante o ano passado. Além do trabalho a solo, o rapper de Queens tem colaborado com Buddy, Token ou com o colega J.I.D., e é um dos artistas que vai estar em destaque na compilação Revenge of the Dreamers III.


[Flohio] “Bandage (Freestyle)”

Flohio falhou o ataque ao BBC Sound of 2019, muito provavelmente pela falta de consistência com que se apresenta nos temas que assina e nos quais participa enquanto artista convidada. Como qualquer um dos dez nomeados para o galardão, promessas da nova escola do Reino Unido, a MC londrina também dispara alguns tiros certeiros, como é o caso deste “Bandage (Freestyle)”, em que incendeia com versos a batida de Deedotwill e Mack em ano de regresso a Portugal — Flohio está confirmada para o Paredes de Coura’19.


[Ski Mask The Slump God] “Faucet Failure”

Se o hip hop de contornos mais dançáveis ainda consegue fazer justiça ao bom uso da palavra, Stokeley Clevon Goulbourne é um dos principais responsáveis por isso, newcomer que tem estado em destaque graças ao tom sagaz de comicidade que aplica nos seus versos. “Faucet Failure” é um dos temas de Stokeley, disco de estreia, editado no final do ano passado, e já conta com uns generosos 40 milhões de reproduções. Agora chega a altura do YouTube receber o respectivo tratamento de vídeo, pela mão de Cole Bennett, da Lyrical Lemonade, um dos mais ocupados realizadores do momento.


[Roddy Ricch] “Down Below”

Roddy Ricch vai na terceira semana consecutiva a mostrar novidades. Depois de colaborar com Nipsey Hussle, Chip e Yxng Bane, chega a vez de brilhar a solo com o videoclipe para “Down Below”, tema produzido pelo veterano Scott Storch e que integrou o alinhamento de Feed Tha Streets II, editado no último trimestre de 2018.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)