7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Denzel Curry] “Bulls On Parade”

O Like A Version tem um novo herói vindo do universo do hip hop. Denzel Curry foi o convidado da semana passada no programa australiano e assinou uma cover imaculada de “Bulls On Parade”, dos Rage Against The Machine, seguido de “BLACK BALLOONS | 13LACK 13ALLOONZ”, do seu mais recente TA13OO. A versão de Denzel do original de Tim Commerford, Zack de la Rocha, Tom Morello e Brad Wilk tem captado a atenção de cibernautas provenientes dos quatro cantos do globo e já se tornou num dos vídeos mais vistos de sempre do triple j, já que o poderio vocal do rapper da Flórida encaixa que nem uma luva entre os rasgos da guitarra e a ferocidade da bateria.


[Czarface & Ghostface Killah] “Mongolian Beef”

Os Czarface voltaram a reunir-se com Ghostface Killah. Depois de “Savagely Attack”, retirado do álbum de estreia do grupo formado por Inspectah Deck, 7L e Esoteric, o quarteto partilha agora um longa-duração inteiro no novíssimo Czarface Meets Ghostface. Shawn A. Johnson assina a realização do videoclipe para “Mongolian Beef”, criado com recurso a colagens psicadélicas.


[Conway] “G Money On The Roof” feat. Flee Lord

O segundo capítulo de Everybody Is F.O.O.D. foi editado em Dezembro mas só no mês passado é que aterrou nas plataformas de streaming. EIF2: Eat What U Kill é a mais recente mixtape de Conway, MC de Buffalo, Nova Iorque, que carrega a tocha da Griselda Records com o irmão Westside Gunn. “G Money On The Roof” tem produção de Graymatter e versos de Flee Lord e é retirado desse mais recente LP, que sucede às participações do rapper em Bread e Fork In The Pot / 94′ Ghost Shit 12, de Alchemist, ou em Tana Talk 3, do colega Benny.


[L-ALI] “Siri”

A mudança de L-ALI da Think Music para a Superbad abriu as portas ao malabarista lírico de Alfama para trabalhar junto de mais um super-produtor. Depois de ter ouvido a sua voz nas mãos de gente como VULTO., Razat, benji price ou Pesca, o rapper soma agora uma produção de Here’s Johnny ao seu currículo, numa espécie de sonho tornado realidade. “Siri” é o primeiro tema de L-ALI pela equipa liderada por Holly Hood e dá boas indicações sobre o que está para vir nesta nova etapa da sua carreira.


[Madlib & Oh No] “Big Whips”

Não é qualquer um que se pode gabar de ter Madlib e Oh No no seu projecto. O ilustrador Marlon Sassy, canadiano que assina obras sob o pseudónimo Gangster Doodles, vai estrear-se nas compilações musicais no dia 1 de Março e conseguiu juntar os irmãos Jackson em “Big Whips”, o quarto avanço de Gangster Music. No videoclipe realizado por David James, com ajuda do próprio Gangster Doodles, podemos encontrar a carismática Pantera Cor-de-rosa a passear por cenários do gangsta rap da costa oeste norte-americana.


[DJ Muggs & ETO] “Holy Wine”

DJ Muggs não pára de surpreender. “Holy Wine” antecipa um novo LP do veterano mentor da Soul Assassins Records, desta vez ao lado do novato ETO, de Rochester, Nova Iorque, que lhe foi apresentado por Meyhem Lauren, seu habitual colaborador num passado recente. ETO foi posto à prova em Dia del Asesinato e não se deixou deslumbrar com as presenças de MF DOOM, Kool G Rap, Freddie Gibbs ou Raekwon no projecto, assinando em “Duck Sauce” um conjunto de versos mortíferos, que não destoam do restante alinhamento escolhido por Muggs. Hells Roof será o título do álbum de estreia entre MC e produtor e chega ao mercado no dia 1 de Março, junto de uma edição em vinil limitada a 150, por intermédio da Rappcats.


[Zack Fox & Kenny Beats] “Square Up”

Por esta altura já todos devem ter ouvido falar de Kenny Beats, talentoso produtor de Greenwich, Connecticut, que tem servido Vince Staples, Travis Scott, Quavo, JID, Ab-Soul, Rico Nasty ou Ski Mask the Slump God nos seus projectos. No arranque deste mês juntou-se a Q Da Fool no EP Bad Influence e agora é a vez do comediante Zack Fox na sua estreia musical. “Square Up” vem na sequência do #SquareUpChallenge, trend lançada por Zack no decorrer do ano passado.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)