pub

Publicado a: 19/07/2015

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 19/07/2015

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


 

[NIKO IS] Private Room (Prod. Thanks Joey)

Dois projectos editados foi suficiente para convencer Talib Kweli a assinar o jovem brasileiro, sediado na Florida, pela sua label independente Javotti Media. A aquisição do rapper deu frutos em Fevereiro com o álbum Brutus, do qual têm saído vários singles. “Private Room” é o mais recente e retrata todo o ambiente calmo e exótico que podemos encontrar em Miami junto de um sample bem ao estilo da costa oeste a fazer lembrar “Today Was a Good Day”. “I’m just really tryin’ to take it to the moon with it, private room in it”, são estas as palavras de quem tenta abrir caminho por outras vias.

 


 

[KHARY DURGANS] Came Up (Prod. Falside)

O MC de 23 anos de Long Island deu nas vistas no final de 2014 com o EP Swim Team. Desde então tem sido referencia em publicações como The Source, XXL ou Vibe, e chega-nos agora com o vídeo de um tema editado já este ano. Muito à volta do nonsense, tanto no vídeo como na faixa, remete-nos a influências de Odd Future com sabor a trap que aponta a algo mais mainstream.

 


 

[MATICULOUS FEAT. YOUR OLD DROOG] Stellar Intro

Não é comum vermos uma introdução de um álbum como single. Mesmo sendo um vídeo bem ao jeito Do It Yourself, consegue trazer-nos muito com a música deste produtor de Brooklyn, que se associa ao MC Your Old Droog, nesta travessia pelo bairro. Juntos trazem-nos o sabor renovado de uma costa este antiga que se perdeu em ritmos diferentes. Toda a faixa cheira a subúrbios e Your Old Droog encaixa como o pintor perfeito para este quadro sonoro em tons de cinzento.


 

[MIC SELVA FEAT. VALAS] Nasty (Prod. Last Hope)

Mic Selva apresentou-nos um bom projecto, em parceria com Last Hope, no início do ano e lança agora o terceiro single. Last Hope tem feito várias colaborações com MCs nacionais e encontrou neste rapper uma escrita diferente do habitual que se dá às mil maravilhas com os seus instrumentais. Vídeo simples mas eficaz, com a participação de Valas no primeiro verso e no refrão, muito catchy. Mic Selva toma conta do resto do tema com as suas linhas conscientes repletas de vivência.

 


 

[VILSON] Morrem Cedo

Numa altura em que o trap e o drill vão penetrando nas sonoridades do rap da Linha de Sintra, Vilson traz-nos um boom bap celestial carregado de sentimento em jeito de dedicatória e introspecção. “Eu sou um preto novo”, fora do colectivo Fresh as Hell, assume-se de cara lavada nestes últimos meses. Não é neste registo que estávamos habituados a ouvi-lo, o que demonstra a sua versatilidade não só a nível de escrita como de escolha de beats e flows. Vilson joga, sem dúvida, com o baralho todo.

 


 

[VINCE STAPLES] Norf Norf

Primeiro videoclipe pós-Summertime ‘06. Esta é, para mim, a grande faixa do álbum. Se o beat já tem um bounce sombrio bastante próprio, o flow, métrica e entoação serpenteiam por entre o caldeirão sonoro de Clams Casino, cuja mistura nos dá voltas à cabeça de tal combinação explosiva. Três versos carregados de gangsta rap no seu estado mais cru. Não há receios em esconder nomes, provas, tipo de vida, tudo isto com a atitude e entrega em cada palavra, doseadas de acordo com novas fórmulas. O rap ganhou um novo filho vindo da mais recente geração de ouro que temos tido o prazer de acompanhar em todo o seu desenvolvimento. É estranhamente aliciante ao ponto de irmos contra os nossos próprios princípios, por momentos, no nosso pensamento, e acompanharmos todas as descrições que nos faz Vince Staples sentindo uma certa sedução por todas aquelas ocorrências, guiados pelo prazer do risco e adrenalina. Uma viagem perigosa e viciante onde nos perdemos nos vários labirintos da vida do gangbanger afiliado aos Crips.

 


 

[GANGRENE FEAT. ACTION BRONSON] Driving Gloves

O duo edita novo projecto já em Agosto, de onde é resgatado este tema, numa extrema paródia anárquica com um convidado escolhido a dedo. O som pujante dos timbalões e os riffs de guitarra fazem-nos lembrar uma introdução de um tema algures entre o punk e o grunge, cuja atitude é adoptada pelos três MCs nesta arruaça, teatral claro, a um stand de automóveis ao vandalizar completamente um dos seus carros. Provavelmente a mais louca viagem de carro alguma vez captada num vídeo de rap. Egotrip desgarrado vindo directamente dos locais mais escondidos do cérebro humano.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos