Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[TiaCorine] “Ironic”
O novo single de TiaCorine parte de uma vibrante colaboração com o produtor Kenny Beats, que esculpiu a batida perfeita para destacar a energia desta emergente e irreverente artista vinda da Carolina do Norte. A faixa apresenta sintetizadores viscosos e baixos com elevado grau de elasticidade, sobre os quais TiaCorine entrega versos repletos de confiança e humor. O videoclipe, dirigido por AMD da Lyrical Lemonade, é uma explosão visual que retrata de forma imaculada o festim de cores que sentimos ao escutar a música, recorrendo a uma máquina de Rube Goldberg, vários elementos surrealistas e referências à arte japonesa do kintsugi. Depois de I Can’t Wait em 2024, TiaCorine continua a reafirmar a sua posição como uma das vozes mais criativas e ousadas dentro do hip hop actual.
[Rico Nasty] “CRASH”
“CRASH” faz parte de LETHAL, o novo álbum que Rico Nasty lançou no final da semana passada, e destaca-se pela forma cativante com que artista se aproxima da esfera punk rock, evidenciando uma versatilidade sonora que já lhe havíamos detectado de obras anteriores. O sucessor de Las Ruinas (2022) é ele próprio um poço de estilos em fusão, já que envolve influências de nu metal, baladas românticas e, claro, o rap em que toda a estética de Nasty assenta.
[JÜRA, MALVA e NED FLANGER] “Palavra”
As colaborações mais sonantes da esfera pop nacional estão novamente em ebulição graças a uma nova investida da AVALANCHE. O colectivo que reune cantores, compositores, produtores e instrumentistas prepara o VOLUME II da sua saga de compilações e as primeiras amostras vão surgindo nas malhas digitais para antecipar o lançamento. Depois de “Espinho” (de xtinto, LEFT. e Sara Merge) e “Faz de Conta” (de INÊS APENAS, João Maia Ferreira e NED FLANGER), chegou-nos o terceiro e orelhudo single “Palavra”, que volta a ter em destaque a produção de NED FLANGER, aqui adocicada pelos ousados versos de JÜRA e MALVA.
[Rome Streetz & Conductor Williams] “Rule 4080”
Há qualquer coisa neste “Rule 4080” que nos remete para o icónico “Ten Crack Commandments” de Notorious B.I.G.. Ao longo de dois minutos e meio, Rome Streetz expõe uma quantas verdades insólitas de histórias que vai captando nos bastidores da indústria, como os executivos que conseguem ostentar uma riqueza maior do que a dos próprios artistas, comparando aquela que é a verdade classe operária da música — os que criam a arte — a escravos. É a modos que um guia para conseguirmos melhor detectar quem são as frutas podres deste pomar e que serve para anunciar Trainspotting, o LP que vai unir o rapper nova-iorquino ao beatmaker Conductor Williams no dia 30 de Maio via Mass Appeal.
[Little Simz] “Young”
O punk britânico parece dar a matriz para este “Young”, o mais recente avanço de Lotus, aquele que será o sexto álbum de Little Simz. Produzida por Miles Clinton James, a faixa combina instrumentação analógica com uma cadência leve e bem humorada, tudo isto adornado por um jogo de rimas que celebra a juventude e a autoconfiança através da abordagem de temas como a liberdade e a rebeldia. O videoclipe, dirigido por Dave Meyers, apresenta Simz transformada numa avó irreverente, personificando o espírito despreocupado da canção.
[GoldLink] “METATRON”
GoldLink rubricou HARAM! em 2021 e não mais voltou a lançar música nova. Após estes quatro anos de silêncio editorial, retorna com um entusiástico single que evoca elementos da golden age do hip hop. O regresso dentro destes moldes soa triunfal e bem dançável, mas nos versos o rapper dá asas à reflexão através de uma narrativa pessoal e introspectiva para criar contraste. Após ter surgido nas plataformas de streaming ainda em Abril, “METATRON” volta agora à tona graças à edição do videoclipe realizado por Cole Santiago e Donte Rainey. E ENOCH, o esperado novo longa-duração do MC de Washington D.C., já está mesmo aí ao virar da esquina — sai a 30 de Maio.
[Niontay] “Triangle offense” feat. Sideshow & MAVI
“Triangle offense” é realmente o que o próprio título indica: uma ofensiva triangular por parte de três dos melhores “desafortunados” a operar nas camadas mais marginais do rap norte-americano. Sideshow e MAVI assistem Niontay numa das malhas mais emblemáticas do alinhamento do seu novo Fada<3of$, cuja produção é assumida pelo artista principal sob o seu alter ego Sexafterchurch. O selo é da 10k de MIKE e a vibe é uma daquelas pedradas fora-da-caixa e em estilo livre que a gente tanto gosta.