pub

Publicado a: 15/01/2018

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 15/01/2018

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Stephen Vanasco

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


[XEG] “OH MÃE” (prod. Charlie Beats)

Este pode ser um ano propício ao regresso em grande forma dos nomes mais emblemáticos do hip hop da capital. XEG não quer ficar de fora dessa corrida e começou 2018 com nova música: “OH MÃE” é um tema produzido por Charlie Beats que coloca o veterano MC a mostrar as suas competências num registo sónico moderno. No capítulo da escrita, esta é mais uma faixa que vem comprovar um estatuto que XEG sempre defendeu a rigor — barras, muitas barras neste egotrip que é a primeira de “muitas novidades,” conforme revelou o rapper em conversa com o Rimas e Batidas.

 


[Ângela Polícia] “Na Espera”

O começo de um novo ano foi aproveitado para fechar um dos capítulos mais interessantes da Crate Records em 2017. Falamos de Pruridades, pois claro, o disco de estreia de um músico bracarense que tem tudo para se tornar num caso sério da cena independente nacional: o seu primeiro álbum está entre os 10 melhores do ano para o Rimas e Batidas, a experiência enquanto frontman dos Bed Legs ajudou-o a conquistar uma grande presença de palco, o registo lírico e sónico que lhe pulsa nas veias tresanda a frescura e conta ainda com a ajuda de um dos nomes mais bem reputados da cena electrónica nacional, o enorme Razat.

2018 é ainda uma incógnita para os lados de Ângela Polícia mas, deste lado, aguardamos certamente pelo desenrolar desta sua nova história a solo.

 


[Black Eyed Peas] “Street Livin’”

Os mais novos podem achar isto estranho mas não, não é novidade nenhuma ver os Black Eyed Peas alinharem enquanto trio, tal como também não é de agora que nos vem aquela sensação de que Fergie é, sem sombra de dúvidas, um elemento que destoa do resto do grupo em que se popularizou.

O afastamento da diva dos Black Eyed Peas vem comprovar este facto. Não se trata apenas de ter permitido ao grupo liderado por will.i.am regressar às origens, trata-se também de um regresso à boa música — sem grandes adornos, com uma produção minimalista que prima pela sua suavidade, “Street Livin’” abriu as portas aos BEP para voltarem a falar das ruas e, mais importante, para as ruas. Tudo aponta que o formato de trio está a regressar às origens e só nos resta ficar em alerta para acompanhar os próximos passos. Masters of the Sun será o nome do disco de regresso.

 


[Evidence] “10,000 Hours” (prod. DJ Premier)

Por falar em regressos…

“Same vinyl crates, but I’m coming up with new flips
On my classic, like karate kid and blue chips
I don’t wanna see my fans broke or be bitter
And I don’t wanna see my heroes slanging verses on their Twitter”

DJ Premier foi ao baú resgatar “The Edge”, de David McCallum, para nos contar finalmente a sua versão da história com o tema que serviu de base para o popular “Next Episode”, de Dr. Dre. O twist roça a perfeição e o resultado não poderia estar mais bem abençoado: Evidence esteve responsável por “assaltar” o beat do histórico produtor. Querem melhor? Weather or Not marca o regresso do rapper aos discos e até nem falta muito para o podermos ouvir. Marquem o dia 26 de Janeiro na vossa agenda. De nada.

 


[Lee Scott x Black Josh] “SW£G LEVEL 9000” feat. Bill Shakes (prod. Sam Zircon)

Amanhã começam a voar as primeiras cópias de Attack of the 50,000 ft SWEG LAWDS from Outer Space. “SW£G LEVEL 9000” é uma das muitas razões pelas quais este deve ser um projecto a ser tido em conta – directamente da sarjeta, Lee Scott, Black Josh e Bill Shakes servem-nos o rap mais imundo do Reino Unido numa batida a baixas rotações encontrada durante uma expedição num qualquer planeta longínquo, desses tais onde moram criaturas gigantes e aberrantes.

 


[Skepta] “Check It Out Remix” feat. Xavier Wulf

Temas originais, colaborações ou até remisturas. Qualquer uma das hipóteses serve quando se trata de uma oportunidade para ouvir novos versos de Skepta. Num vídeo pleno de efeitos visuais realizado por SleemLuciii, com presenças de A$AP Rocky e Xavier Wulf (o autor da versão original do tema), o pioneiro do grime volta a mostrar que o trap também é a sua praia.

 


[Cozz] “Questions”

Depois das boas impressões deixadas pelas suas duas primeiras mixtapes, Cozz prepara agora o seu projecto mais ambicioso até à data. Percorrendo a sua curta carreira e adicionando este mais recente “Questions”, podemos desde já antecipar um grande lançamento na agenda da Dreamville de J. Cole, que ainda no ano passado nos trouxe bastantes e boas novidades.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos