Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Jack Harlow] “Tranquility”
É a olhar para dentro que Jack Harlow finda o ano de 2024. O rapper Louisville, Kentucky, lançou ontem um single de surpresa que, especula-se, será uma das peças que integrarão o puzzle do seu próximo e quarto álbum, previsto para uma edição no decorrer de 2025. Em “Tranquility”, mostra-nos o lado mais cristalino da sua caneta e faz uma reflexão dos últimos e conturbados tempos, que lhe trouxeram alguma amargura nas caixas de comentários das redes sociais depois de ter cancelado o seu próprio Gazebo Festival.
[Tyler, The Creator] “THAT GUY”
GNX está em todo o lado, incluindo na cabeça de Tyler, The Creator. Foi do mais recente LP de Kendrick Lamar — cuja crítica aterrou hoje mesmo por cá, no Rimas e Batidas — que o rapper e produtor californiano foi buscar a batida para o seu mais recente freestyle. Na voz de Tyler, “hey now” vira “THAT GUY” e serve de palco para mais um braggadocious de autor para o homem que ainda há um par de meses nos deu CHROMAKOPIA.
[Aka Rasta] “FREESTYLE 2024”
“15 minutos pra gravar essa, alguns dias pra acabar o ano.” É com tempo contado que Aka Rasta se lança novamente à pista dos lançamentos para nos entregar um freestyle de despedida de 2024. Em jeito introspectivo, o MC de Curitiba fala-nos sobre o seu propósito na arte da rima e pede para não ser metido no mesmo saco dos “artistas genéricos”. Essa é, de facto, uma gaveta na qual não cabe, e à semelhança do seu novo disco, DUALIDADE, “FREESTYLE 2024” prima pela singularidade tanto na escolha do instrumental (que podia muito bem ter saído das mãos de James Blake) como na mensagem que as suas rimas sinceras carregam.
[Papo2oo4] “Mr. Kennedy” (prod. Subjxct 5)
Papo2oo4 é uma das vozes mais sombrias a militar no subsolo da cultura hip hop e tem estado bastante activo tanto ao nível das edições, como das colaborações — já trocou versos com Obijuan ou Wiki, por exemplo, sendo que até acompanhou este último numa digressão europeia no ano passado que teve a Galeria Zé dos Bois como paragem, conforme reportámos aqui. Subjxct 5, DJ e produtor com quem alinha em quase todos os seus planos e que chegou a dividir Cold Cuts na íntegra com Wiki, volta a servir-lhe uma nova base para fazer escorrer o seu veneno neste “Mr. Kennedy”, faixa que nos chega aos ouvidos dois meses após o último esforço discográfico da dupla, Mr. 3000.
[Hit-Boy] “Letter To My Mentors”
Hit-Boy vai mais a fundo em plena época de balanços e faz mesmo um apanhado de toda a sua trajectória num novo single. Em “Letter To My Mentors”, o rapper e produtor fala dos seus primeiros passos na indústria musical e, tal como o título indica, presta uma homenagem a todos aqueles que o ajudaram e inspiraram durante a sua frutífera caminhada, como Kanye West ou Nas. Bela forma de fechar 2024 para o homem que tem inscrito o seu nome em êxitos como “Niggas in Paris”, “SICKO MODE” ou “Money Trees”, ele que no último par de anos esteve particularmente focado em relançar a carreira do seu pai, Big Hit.
[ZEP] “CORRUPT us” feat. SIIMBIIE LIIVES LONG
Tudo aquilo em que ZEP toca, transforma-se em ouro de distorção e glitch sob o jeito de batidas. Até os posts que faz no Instagram para promover as suas datas ao vivo contêm música original que podia muito bem integrar o seu catálogo nas plataformas de streaming, como podem dar conta aqui ou aqui. O que vale é que, fora das redes sociais, os lançamentos continuam a chegar-nos e “CORRUPT us” é a mais recente faixa avulsa editada pelo artista e produtor neerlandês que em Novembro esteve debaixo do foco de Miguel Santos em mais uma entrada para a rubrica Abam alas para…. Depois do videoclipe, a fusão rap-rock industrial chega-nos agora envolta numa performance ao vivo, num telhado em Brooklyn, que conta com a participação especial do rapper SIIMBIIE LIIVES LONG.
[Mass Appeal] “Rhythm Roulette: Robert Glasper & Riley Glasper”
Na semana que passou, a Mass Appeal lançou um episódio de Rhythm Roulette com contornos diferentes do habitual. Em plena consoada de Natal, Robert Glasper trouxe o seu filho Riley Glasper para a rubrica que tem colocado em destaque alguns dos melhores beatmakers, propondo o habitual desafio de escolher três discos às cegas e tentar, a partir da música neles inscritos, criar algo de novo com a ajuda das suas ferramentas de produção. Apesar da diferença de idades e estatutos, a dupla demonstra uma enorme fluidez na hora de compor e termina a sessão com uma deliciosa batida esculpida com a ajuda de um sample de “Wire”, dos U2, e das teclas fornecidas pelo pai Glasper.