Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[yung vegan] “KAMI”
Tem vezes que mais vale falar fácil e real do que inventar técnica onde ela possa não existir. “Eu mostro que é possível com um monte de rimas fáceis” e “eu amo a minha cultura, demonstrei na prática” são frases proferidas por yung vegan há um ano em “polo usa” que também descrevem na perfeição o feeling do seu mais recente single, “KAMI”. Sem truques, o rapper brasileiro desliza com finesse sobre uma batida que podia muito bem ser uma “argola deliciosa“ de J Dilla perdida por aí, relatando episódios de uma vida mundana — que vão desde o folhear de uma revista Vogue aos mapas das linhas de metro — sem nunca perder a nossa atenção.
[Smino] “Dear Fren”
“Dear grandma, we made Coachella / We still flew coach, but the culture feelin’ the fella.” É desta forma que Smino inicia a carta aberta dirigida aos seus familiares, amigos e ouvintes em “Dear Fren”. A versátil voz de Chicago recorda todos os bons episódios de vida que antecederam a edição do seu novo álbum, Maybe in Nirvana, e faz desta faixa produzida por Groove, Nice Rec e Phoelix um dos momentos mais lúdicos desse trabalho que no final da semana transacta sucedeu a Luv 4 Rent.
[Skepta] “On The Radar” Freestyle
Altura perfeita para vermos Skepta a pisar finalmente o estúdio da On The Radar Radio para um freestyle. O veterano MC de Londres surge com a sua frieza habitual ao longo de 3 minutos de pura elevação do ego, registados em vídeo e soltos precisamente no mesmo dia em que nos trouxe uma nova faixa, “Alpha Omega”, como mais um aperitivo rumo ao aguardado sucessor de Ignorance is Bliss (2019). Dêem licença, que o patrão quer passar.
[Metro Boomin] “Walk Em Down (Don’t Kill Civilians)” feat. 21 Savage & Mustafa
Metro Boomin esteve ao lado de Future em dois dos discos mais marcantes deste ano — WE DON’T TRUST YOU e WE STILL DON’T TRUST YOU —, mas fez recentemente um breve regresso a 2022 para recuperar um dos temas que incluiu no seu último álbum em nome próprio, HEROES & VILLAINS. “Walk Em Down (Don’t Kill Civilians)” é, como o próprio título indica, tão furtivo quanto consciente e é por isso que a escolha de 21 Savage e Mustafa enquanto convidados é irrepreensível, fazendo deste single um verdadeiro gelado poético de dois sabores — com rap digno de hustler e spoken word guiado por empatia.
[Freddie Gibbs] “Cosmo Freestyle”
Ao contrário do produtor de Atlanta, Freddie Gibbs surfa a onda do momento e apanha a maior de todas com a sua prancha. You Only Die 1nce foi o longa-duração que nos ofereceu em Outubro passado, e apesar de até ter contado com um single (“On The Set”), a faixa que mais se tem destacado graças à demanda do público é “Cosmo Freestyle”. Foi mesmo nessa malha que recaiu a escolha do rapper de Gary, Indiana, na altura de protagonizar mais um videoclipe, levanto até à tela do YouTube o tema onde as suas rimas mais levitam por entre o alinhamento do novo LP.
[Joan Thiele] “Veleno”
O veneno sabe melhor se servido em italiano. Joan Thiele tem causado algumas ondas na nova cena pop italiana com canções avulso e um par de projectos de curta-duração e está agora entre as artistas seleccionadas para o próximo Sanremo Music Festival, certame que serve para escolher o representante italiano para a grande competição da Eurovisão. À boleia desse mediatismo, a cantora lançou agora este rock psicadélico com toques de funk a que apelida de “Veleno”.
[[ K S R ] & Konny Kon] “Part of the plan”
Em Novembro, [ K S R ] e Konny Kon uniram esforços no duplo single Faded From The Jump / Part Of The Plan, criando uma luxuosa dupla de R&B e neo-soul a operar em solo inglês. O primeiro tem-se estabelecido enquanto artista a solo e já se cruzou em palco com, por exemplo, Mahalia ou Pip Millet; o segundo é metade da dupla de culto Children of Zeus, sendo que encontra aqui dois dos seus parcos registos fora desse já duradouro projecto. “Part of the plan” foi a malha que [ K S R ] e Konny Kon escolheram para servir de pano de fundo para o seu primeiro videoclipe em conjunto, editado este sábado.