pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/09/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/09/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ka] “Borrowed Time”

“Damn, I don’t hear a strand of wisdom / It’s smart what they bark ain’t art, it’s vandalism”. São muito mais do que meros raps as palavras que Ka tem para nos transmitir sobre batidas minimalmente esculpidas por si de forma cirurgica. A sua obra deve, por isso, estar ao alcance de todos, pois nunca sabemos quem poderá estar do outro lado a precisar de ser iluminado numa fase mais sombria da vida. Novamente com a mão no peito, o rapper de Brownsville, Nova Iorque, lançou o videoclipe para este “Borrowed Time” como forma de assinalar a chegada de The Thief Next To Jesus às principais plataformas de streaming, deixando assim de estar exclusivo àqueles que compraram a edição digital no seu site. Ganhamos todos nós. Ganha a cultura. Alimentem-se e dêem graças, irmãos.


[Joey Bada$$] “TELL ME” feat. Chlöe

Já tinham colaborado em “Happy Without Me” (2018), numa faixa que pertenceu ao álbum The Kids Are Alright de Chloe x Halle. Desta vez, o diálogo musical é a dois, com Chlöe a surgir enquanto convidada de Joey Bada$$ em “TELL ME”, uma faixa que já tinha sido antecipada pelo MC nova-iorquino há cerca de um ano e que estava a deixar o público ansioso pelo seu lançamento. Numa fusão perfeita entre rap e R&B, a fazer lembrar duetos icónicos do início deste milénio, está encontrado mais um tema de Joey Bada$$ no pós-2000 (2022), aqui com produção de boysarerolling, Grant Lapointe (Drake, BROCKHAMPTON) e Rance (Kendrick Lamar, Roddy Rich, Nipsey Hussle).


[Mutant Academy] “ROCK, PAPER, SCISSORS”

Fly Anakin e Henny L.O. fundaram os Mutant Academy há dez anos atrás e o colectivo está agora mais consolidado do que nunca. Foi em Maio último que se estrearam nos discos com o EP TALK SOON e até já estão prontos para elevar ainda mais a fasquia com um álbum, KEEP HOLLY ALIVE, que nos chegará aos ouvidos no próximo dia 8 de Outubro. Está a parecer tudo fácil neste momento para o grupo de Richmond, Virginia, como um jogo de “ROCK, PAPER, SCISSORS”, que serve de arranque para a promoção desse longa-duração.


[DETO BLACK] “Tease”

Do alté ao reggaeton há uma DETO BLACK pelo meio. A artista nigeriana, actualmente sediada em Londres, deu nas vistas mal se estreou ao microfone, em 2020, por via de “body count”, tema de Odunsi (The Engine) no qual também colaboraram Amaarae e Gigi Atlantis. Desde esse momento, BLACK lançou o EP Yung Everything, vários singles e conseguiu até aumentar a sua lista de participações em temas de outros colegas, caindo nas graças de Shygirl, p-rallel ou Coco & Clair Clair. Mais uma vibrante voz a surgir da sempre interessante cena musical de Lagos, conforme podemos notar neste breve “Tease”, que em menos de dois minutos mostra a sua destreza para um hip hop de autor que nos faz lembrar a algo que poderia ter sido feito por Missy Elliott e Pharrell Williams.


[Jordan Ward & Joony] “Jealousy”

Depois de impressionar a solo, Jordan Ward está agora a alinhar numa parceria com Joony, um jovem cantor/MC que se destacou numa música de Brent Faiyaz (“Paper Soldier”) em 2021 e que, no ano passado, voltou a causar boas impressões em “IDC”, faixa que integrou FORWARD, do próprio Jordan Ward. A química é inegável e ambos os artistas estão agora comprometidos com JRNY, um curta-duração a quatro mãos ao qual pertencerá este “Jealousy”.


[The Alchemist] “Scientology” feat. Havoc

The Alchemist é como um bom vinho e parece que o sabor da sua música se acentua com o passar dos anos. Autor de inúmeras batidas clássicas, com o seu nome creditado em variadíssimos discos de muitos dos mais reputados rappers do circuito, voltou a mostrar a sua competência também ao microfone num álbum lançado no final da semana que passou, The Genuine Articulate, onde além de se exibir em óptima forma ainda consegue um muito interessante leque de convidados — o lendário Havoc, dos Mobb Deep, é só um deles e surge neste “Scientology” para ajudar a dar vida a um dos singles mais gélidos do novo projecto do “alquimista”.


[TiaCorine] “Different Color Stones”

Uma das MCs mais interessantes a despontar dentro do panorama mais alternativo do hip hop é TiaCorine, que em 2022 rubricou o seu primeiro grande êxito, “FreakyT”, irresistível ao ponto de ter tido Latto a fazer-se a uma remistura. Este ano, a artista nascida Tia Corine Thompson Shults até já voltou a inscrever o seu nome num dos certified bangers deste ano, “HOT ONE” (de Denzel Curry), e volta agora com a primeira canção em nome próprio desde Almost There, o EP com que arrancou 2024. “Different Color Stones” é um misto entre brutalidade trap e melodias harmoniosas que volta a comprovar o quão diferenciada é esta promessa da Interscope Records.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos