pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/03/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/03/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ana Lua Caiano] Ao Vivo @ KEXP

Editou recentemente o álbum de estreia, Vou Ficar Neste Quadrado, pela alemã Glitterbeat Records, esteve nomeada para os Music Moves Europe Awards e tem a sua música a soar nos radares de meios de comunicação nacionais e internacionais. Que altura esta para se estar dentro do universo de Ana Lua Caiano, cantautora, produtora e multi-instrumentista que tem electrizado a tradição musical portuguesa e é hoje um dos rostos em destaque dentro de uma nova vaga de artistas que têm dado mais cor à paisagem sónica urbana do nosso país. Vê-la no A COLORS SHOW é uma ideia “para ontem”, e enquanto a malta do canal YouTube alemão anda a dormir, a KEXP chega-se à frente com não uma, mas sete canções interpretadas ao vivo por esta talentosa e emergente artista. São quase 25 minutos de Ana Lua Caiano a mostrar como se faz no seu one woman show, desdobrando-se entre voz, maquinaria ou adufe numa performance gravada no auditório do Conservatoire de Rennes agora disponibilizada para o mundo inteiro ver. Que luxo.


[JoeJas] “WTF”

“Like, maaaan… What the fuck?!” O rap londrino de estética DIY não se manifesta apenas nos cantos mais escuros do underground, e JoeJas é um dos artistas que provam que ele pode ser bem lúdico e descomprometido. O rapper, produtor e realizador de videoclipes tem-nos mantido entretidos com vários discos, mas passou os últimos dois anos focado apenas nos conteúdos para o YouTube no pós-Gaps & Nomads, de 2022. Foi na semana passada que regressou aos singles e nos deixou incrédulos com o braggadocious de “WTF”, numa missão totalmente a solo que o levou a compor, produzir, interpretar, realizar e editar quer a música, quer o respectivo acompanhamento visual.


[Big Sean] “Precision”

Um breve freestyle num beat que fez lembrar J Dilla fez antever que Big Sean poderia estar de volta aos lançamentos a qualquer momento e, quem sabe, de rosto completamente lavado, quatro anos após o seu último Detroit 2. Agora que lançou um novo single, percebemos que a mudança estética não se verifica, mas nem por isso a mira de Big Sean deixa de ter “Precision”. O MC de Detroit quer mostrar que tem argumentos para estar na mais alta das rodas do hip hop, numa altura em que começam a surgir sinais de discórdia dentro de uma suposta liga a 3 formada por Kendrick Lamar, Drake e J. Cole. A faixa editada pela Def Jam Recordings cheira bem, e caso venha a ter um novo disco como consequência, Big Sean pode muito bem concorrer para MVP da temporada de 2024.


[TAICHU] “bby katana”

Quem também pode sonhar com um lugar de destaque, embora na pista do reggaeton, é TAICHU, projecto conduzido por Taís Lopez, uma jovem artista de Buenos Aires que tem no seu novo “bby katana” um importante e orelhudo trunfo na trajectória que, mais dia menos dia, certamente a tornará em mais um caso de sucesso global oriundo da esfera latina. E as certezas são altas neste momento porque a música produzida pelo habitual colaborador Luigi Navarro sucede o lançamento do seu primeiro álbum, RAWR, lançado no ano passado, onde funde diferentes estilos e recebe convidados como rusowsky e Alvaro Diaz.


[Matt Champion] “Dogfish”

Nem tudo foi mau com o final dos BROCKHAMPTON. Depois das lágrimas, damos por nós numa espécie de sonho molhado que é ver os integrantes do grupo a não desistirem da música e a lançarem-se a solo com projectos musicalmente diferentes, mas sempre com a mesma dose de desafio, recusando-se a apanhar ondas alheias e a tentarem criar eles as suas próprias. Depois de Kevin Abstract e Ameer Vann (que já tinha saído do grupo antes do seu fim), foi a vez de Matt Champion desafiar as leis da pop no final da semana passada com o seu próprio disco, Mika’s Laundry. O momento foi assinalado ainda com mais um videoclipe para uma faixa do LP, desta vez “Dogfish”.


[Tierra Whack] “TWO NIGHT”

Demorou, mas chegou. O tão esperado sucessor do conceptual Whack World aterrou nas plataformas digitais há duas semanas atrás e confirmou o quão certeira Tierra Whack consegue ser na concepção de canções que deambulam entre o rap e o R&B, bem como na forma como pensa e executa todo o lado visual da sua arte. É quase impossível perder um videoclipe seu nesta rubrica e “TWO NIGHT” é o mais recente nessa saga, no qual, provavelmente com recurso a um motor de jogo, a artista de Filadélfia surge como um grande balão insuflável que todos os NPCs querem abater durante a sua travessia pelo céu da cidade.


[Raz Fresco & Daniel Son] “WHATS THE MISSION”

Raz Fresco é um dos grandes talentos do boom bap canadiano. Dono de uma lírica sólida e moderna, exímio na arte do corte e custura de samples e confesso geek de tudo o que é maquinaria musical, esteve até este mês ao lado do produtor espanhol Cookin Soul no álbum BAKIN SOUL. O longa-duração ainda só tem umas poucas semanas de vida e já o rapper e beatmaker tem uma nova investida nos planos, desta vez em parceria com Daniel Son. “WHATS THE MISSION” é a primeira faixa colaborativa a surgir de NORTHSIDE, trabalho cuja edição está prevista para acontecer em Maio.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos