pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/03/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/03/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Lessa Gustavo] “Murros” feat. Galf AC

“Tenho a minha marca, então não visto trapos / Isso é Banal, Banal, Banal, será que deu pra entender o recado?” Não é preciso ter um milhão de euros — ou reais, neste caso — para poder mandar flex das conquistas que se vão alcançando na vida. Lessa Gustavo não será o mais bem sucedido dos MCs em solo brasileiro do ponto-de-vista comercial, mas é certamente líder de um dos mais interessantes cultos da palavra em contexto de rap. Depois de ter assinado inúmeros projectos para diferentes contextos sonoros dentro do hip hop — do mais tradicional boom bap às experimentações com electrónica — e de ter criado a sua própria marca de vestuário, Lessa Gustavo está agora a vincar o seu nome na estética drumless, como o seu mais recente Mojica comprova. CIANO foi o produtor de serviço no álbum editado em Dezembro último pela plataforma CRIS., do qual é extraído este novo single “Murros”, com participação de Galf AC.


[Rapsody] “Stand Tall”

Rapsody abre o jogo em “Stand Tall” e não coloca quaisquer filtros para rimar sobre o que lhe vai na alma naquele que é o segundo avanço do seu próximo LP. O videoclipe arranca com uma breve entrevista que a artista concedeu à actriz Sanaa Lathan, figura que serviu de principal fonte de inspiração para Please Don’t Cry, o muito aguardado sucessor de Eve (2019), que está previsto aterrar nas plataformas digitais a 17 de Maio, munido de 22 temas e uma lista de convidados que vai de Lil Wayne e Hit-Boy a Alex Isley ou Erykah Badu.


[Eminem] “Doomsday 2”

Diz-se por aí que quem semeia ventos, colhe tempestades. Benzino, fundador de uma das principais revistas de hip hop, a The Source, achou que ainda não tinha ouvido das boas o suficiente por parte de Eminem ao longo de toda a sua carreira e decidiu voltar a fazer mira ao rapper de Detroit numa faixa, a quem chama de “Rap Elvis”. Marshall Mathers demorou na resposta, muito provavelmente porque quis certificar-se que o assunto ficaria definitivamente encerrado após a investida lírica. Apontar versos a Benzino é, desde há muito, o mesmo que dar mais um chuto num cadáver para ver se ele ainda mexe, mas o autor de êxitos como “The Real Slim Shady” ou “Without Me” não perdeu a oportunidade de fazer troça do colega com um “Doomsday 2” de elevado calibre e um vídeo repleto de cameos por parte dos artistas que estão do seu lado da trincheira nesta longa guerra — Denzel Curry, Cordae, Teezo Touchdown, BabyTron ou Swae Lee aparecem a dar a cara na peça conduzida pelo afamado Cole Bennett, do canal Lyrical Lemonade.


[Remi Wolf] “Just the Start”

Apesar da ainda curta carreira, Remi Wolf não está apenas agora a começar. O título da sua nova canção, “Just the Start”, parece, sim, apontar para o início de uma nova fase artística para a cantora de Palo Alto, Califórnia, que tem vindo a trazer as essências da soul e do funk para contextos da música pop. Depois de se ter estreado nos álbuns com Juno em 2021, Remi Francis Wolf anunciou recentemente uma nova investida nesse formato, saindo por completo da sua zona de conforto no single de avanço “Just the Start”. Big Ideas é o título do LP que se segue e vai ser editado no dia 12 de Julho.


[Nia Archives] “Unfinished Business”

Está quase a arrancar uma nova edição do Sónar Lisboa, o que significa que estamos prestes a ver finalmente Nia Archives ao vivo pela primeira vez. A artista inglesa que nos captou a atenção com originais como “Forbidden Feelingz” e remisturas como “Baiana” é um dos grandes nomes para apanhar em concerto por Lisboa, e esta sua vinda a Portugal calha precisamente na altura em que se prepara para editar um novo projecto, Silence Is Loud. “Unfinished Business” é o mais recente tema a ser disponibilizado antes do lançamento do disco, que acontece no dia 12 de Abril.


[The Musalini] “Eye Of The Storm” feat. Smoke DZA

The Musalini é mais um dos rostos do renovado e cada vez mais populado circuito do street rap nos Estados Unidos da América. O rapper do Bronx, Nova Iorque, tem estado a conquistar o seu espaço nos últimos anos através de um infindável número de edições em nome próprio e algumas parcerias com nomes mais sonantes do panorama, tendo já colaborado com 9th Wonder, Khrysis ou Ransom. Editado há uma semana, Gentleman of Leisure 2 é a sua mais recente colectânea de rimas, na qual conta com a produção de John Dutch, como acontece nesta amostra “Eye Of The Storm”, faixa na qual recebe o veterano Smoke DZA.


[NugLife] “Blocks & Ave’s” feat. Boldy James & Zombie Juice

NugLife já contracenou com The Musalini e, tal como o colega acima destacado, também ele procura romper por entre a saturada malha de novos artistas a despontar nos campos do hip hop. DJ e produtor, já o pudemos escutar a servir artistas como Vel Nine ou The Underachievers, estando agora a preparar o lançamento de um novo disco, NugLife 2024, previsto para ser disponibilizado no dia 4 de Abril. “Blocks & Ave’s” é a música que serve para apresentar esse LP e tem como convidados os ilustres Boldy James e Zombie Juice (dos Flatbush Zombies).

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos