pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/01/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/01/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Smerz & Allina] “My Producer”

A chegada de um novo ano significa a vinda de novos projectos musicais e, por cá, já se vão assinalando na agenda algumas datas a ter em conta nesse sentido. Desde logo ALLINA, o EP que se segue nas contas das Smerz, dupla norueguesa composta por Henriette Motzfeldt e Catharina Stoltenberg. Mais dançável e menos experimental, o próximo trabalho do grupo será editado a 1 de Fevereiro pela Shopping Records e parte de um espectáculo encomendado às Smerz para o Paris Fashion Week. ALLINA vai contar a história de uma personagem fictícia com o mesmo nome, que serve de exemplo para falar sobre os altos e baixos do mundo da fama. “My Producer” foi o avanço disponibilizado do disco que chegará no final da semana que vem.


[Khruangbin] “A Love International”

Também os Khruangbin dizem “presente” neste ano de 2024 e lançaram no início da semana passada o single “A Love International”. O rock psicadélico embutido em elementos de funk e digno das paisagens mais exóticas da banda de Houston, Texas, está de volta e em grande estilo, desde logo com a promessa de que há um novo álbum a caminho. A LA SALA, o 4º LP do trio que vimos actuar na edição de 2022 do Primavera Sound Porto, vai chegar-nos aos ouvidos no dia 5 de Abril por intermédio da Dead Oceans.


[Moor Mother] “Guilty” feat. Lonnie Holley & Raia Was

Para Moor Mother, a dica é The Great Bailout. O 9º trabalho a solo do projecto conduzido por Camae Ayewa será mais um manifesto afrofuturista vindo dos terrenos mais férteis da vanguarda do jazz e compreenderá um total de 9 faixas. Uma delas é este “Guilty”, que tem a participação do veterano Lonnie Holley, e foi-nos entregue há dias juntamente com um ensaio visual levado a cabo por Scott Kiernan. The Great Bailout sai no dia 8 de Março pela ANTI- e foi esculpido com ajudas de Angel Bat Dawid, Mary Lattimore ou Vijay Iyer.


[Conway The Machine] “Give & Give” & “Mutty”

Won’t He Do It é inegavelmente um dos discos mais relevantes de hip hop relativos a 2023 e, segundo o seu autor, vai também deixar marcas neste novo ano. Won’t He Do It: Side B será, ao que tudo indica, não apenas uma versão musculada desse anterior LP, mas sim um projecto completamente novo que serve de complemento ao capítulo inaugural. Enquanto os segredos não saem do cofre, Conway The Machine vai partilhando música que integrará esse alinhamento, neste caso não um, mas dois singles, “Give & Give” (com produção dos históricos Cool & Dre) & “Mutty” (sobre um beat do cada vez mais relevante Conductor Williams), que convivem numa mesma peça visual composta por filmagens do rapper da Griselda em solo europeu.


[Nia Archives] “Crowded Roomz”

Sentirmo-nos sozinhos mesmo em salas repletas de gente ainda parece ser um assunto tabu no século XXI e muitos destes relatos vão-nos chegando algo “mascarados”, não em discurso directo mas sim sob a forma de peças artísticas. É esse o mote para a mais recente canção de Nia Archives, “Crowded Roomz”, que reflecte sobre as questões da solidão e da ansiedade social ao ritmo frenético do drum & bass. Está encontrado o primeiro tema deste ano da artista britânica que ao longo de 2023 lançou várias músicas e um EP, que lhe valeram uma longa digressão que se estendeu pela última Primavera e Verão.


[Novelist] “Shoot Out”

Se é para pegar nos clássicos e transformá-los em peças modernas, então chamem Novelist. Kwadwo Quentin Kankam não esqueceu os mandamentos do grime e regressou a 2009 para resgatar “Shootout Riddim”, de DJ Raker, que serve de base para o seu novo “Shoot Out” através de uma reformulação protagonizada pelo próprio Novelist. O rapper e produtor de Londres mostra que o Inverno britânico é para se levar bem a sério, de tão gélidas e cruas que são as rimas e a batida desta sua faixa avulso.


[Danny Brown] “Y.B.P.” feat. Bruiser Wolf

Uma das grandes notícias da última semana recaiu sobre Danny Brown, cuja estreia ao vivo em Lisboa foi anunciada pela Versus para acontecer no dia 1 de Junho. O endiabrado MC de Detroit foi uma das figuras de maior destaque no circuito do hip hop em 2023, já que esteve ao lado de JPEGMAFIA em SCARING THE HOES e, uns meses mais tarde, voltou a assinar um longa-duração em nome próprio, Quaranta, onde se mostra bem mais maduro e reflectivo. É desse mais recente registo a solo que salta este “Y.B.P.”, tema com participação de Bruiser Wolf e que agora brilha ainda mais alto através do videoclipe de animação dirigido por Edem Wornoo e William Child.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos