pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/12/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/12/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


 

[Ron Browz] “Praise Me” feat. Vado

Ron Browz é produto da mais fina casta que Harlem viu nascer. Apadrinhado por Big L ainda na década de 90, ajudou a edificar um banger logo no virar do milénio quando cedeu um instrumental para que Nas fizesse escorrer o seu “Ether” na direcção de Jay-Z, momento mais alto de uma carreira que já o levou a produzir para gente como Remy Ma, Busta Rhymes, 50 Cent ou Meek Mill. Há um par de meses, Browz rubricou a sexta entrada na saga de The Christening, onde mostrou dotes igualmente notáveis ao microfone e se fez ladear de mais alguns MCs — do malogrado Big L até Smoke DZA ou Vado, este último que divide consigo o protagonismo neste single “Praise Me”.


[Cruel Santino] “4EVER” feat. LEN

Já colaborou com Skepta e GoldLink, passou pelo Camp Flog Gnaw Carnival de Tyler, The Creator, esteve ligado à Interscope Records e tem várias publicações internacionais a acompanhar de perto os seus passos na indústria. E basta perder uns poucos minutos a dissecar alguns dos seus temas para perceber o porquê: Cruel Santino é um dos nomes mais entusiasmantes do momento na cena alté da Nigéria, género musical urbano que funde afrobeats, r&b, dancehall e hip hop num grande caldeirão que dá origem a uma irresistíel poção. Neste seu mais recente single, “4EVER”, facilmente percebem as nuances do seu alargado espectro sonoro, mas só ficam a ganhar se escutarem com atenção o EP no qual o tema se insere, Cincinnati Pumpin!!, no qual mora o ainda mais viciante “FTR”.


[NOIA] DJ set @ Boiler Room: Lisboa

O Boiler Room regressou à capital portuguesa no passado mês de Novembro e os vídeos do evento já começaram a chegar ao canal YouTube da plataforma inglesa. Com Tristany Mundu enquanto anfitrião da festa, é possível olhar agora pelo retrovisor e ver o quão bem Lisboa se dá com as diferentes latitudes que a música electrónica adopta, do funk brasileiro e dos afrobeats ao techno e drum & bass. Um dos sets que mais impressionaram foi o de NOIA, mas há mais 3 disponíveis via streaming que podem, por exemplo, usar para subir de tom qualquer festa caseira de passagem de ano.


[Ghetts] “Twin Sisters” feat. Skrapz

Explicita e em bom português. A introdução deste “Twin Sisters” faz-nos lembrar a Vanessa que Valete eternizou na sua “Roleta Russa”, mas os fantasmas do passado rapidamente desaparecem quando Ghetts abre a boca para soltar as primeiras rimas naquele que é o segundo avanço do seu próximo álbum, On Purpose, With Purpose. O rapper Skrapz e o produtor TenBillion Dreams são o par de artistas creditados no sucessor de “Laps” e o novo LP do veterano rapper londrino está a ser apontado sair no próximo dia 2 de Fevereiro.


[Scarface] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert

Pioneiro da cultura hip hop, Scarface começou por ganhar notoriedade nos Geto Boys antes de estabelecer uma bem respeitada carreira a solo enquanto MC/produtor. Das colaborações com 2Pac e Dr. Dre até The Game ou Freddie Gibbs, este OG de Houston, Texas, conta ainda com vários êxitos a título individual e um ouvido bem apurado que faz com que as suas músicas ao vivo ganhem vida própria e se descolem das versões de estúdio. É, por isso, mais do que merecido este convite endereçado pela NPR para que Scarface possa brilhar na rubrica Tiny Desk Concert ao leme de uma grande banda encabeçada desde logo por um não menos lendário Mike Dean, ele que surge em grande plano nas teclas logo ao lado do protagonista principal.


[Yussef Dayes] “Chasing The Drum” Ao Vivo @ A COLORS SHOW

Se há coisa em que Yussef Dayes não poupa é na dimensão dos kits de bateria que o acompanham. E a sua passagem pelo A COLORS SHOW não foi excepção. O músico britânico deu ares da sua mestria ao longo de quase quatro minutos ao som de “Chasing The Drum”, uma das faixas que podemos encontrar o seu álbum de estreia enquanto bandleader, Black Classical Music, um dos marcos de 2023 a nível discográfico.


[Kiefer] Ao Vivo @ KEXP

Da bateria passamos para as teclas para escutar uma outra masterclass, desta vez protagonizada por Kiefer. O músico e compositor da Stones Throw Records fez-se acompanhar nos estúdios da rádio de Seattle por Efajemue Etoroma Jr. na bateria e Cameron Thistle no baixo, tendo ainda contado com o histórico Daddy Kev na mistura do som. Consigo trouxe um jazz moderno, electrónico e de cariz mais descontraído, dando destaque a temas do seu mais recente It’s Ok, B U ou ao seu grande hino de lo-fi beats que é “Superhero”.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos