pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/12/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/12/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Concrete Boys] “Mo Jams”

Em 2023, o sapatinho de Natal cheira a “Mo Jams” por parte dos Concrete Boys. Numa casa decorada a rigor e inundada de presentes, a turma liderada por Lil Yachty dedica uma série de “barras” à actual quadra festiva com um objectivo maior no horizonte. KARRAHBOO, DC2Trill e Draft Day são as outras vozes que podem ser escutadas no tema que antecipa a vinda de uma mixtape deste colectivo, projecto que deverá ver a luz do dia no decorrer de 2024.


[RVFV] “Ten Cuidao” feat. Beny Jr

Se Morad é a voz que mais atenções reúne por entre as ruas de Espanha onde a culturas do trap e do drill ditam as suas leis, RVFV e Beny Jr surgem como fortes candidatos a conseguir seguir as mesmas pisadas de sucesso do MC da Catalunha, ele que, aliás, já fez questão de colaborar com ambos por mais do que uma vez. É, por isso, caso para dizer “Ten Cuidao”, pois o rap cantado em castelhano veio para ficar e há público no mundo inteiro interessado em abraçá-lo.


[Benny The Butcher] Freestyle @ LA Leakers

Quando o talento e o drive abundam, a promoção faz-se em todos os sentidos possíveis. Benny The Butcher tem um novo disco à espreita — Everybody Can’t Go ditará a sua estreia pela lendária Def Jam Recordings no início de 2024 — e voltou aos estúdios da Power 106 FM para reforçar o seu estatuto com mais um freestyle exemplar na rubrica dos L.A Leakers. Se “Big Dog” (ao lado de Lil Wayne) e “One Foot In” (junto de Stove God Cooks) não vos tinha aguçado o apetite, este novo verso do rapper da Griselda fará, certamente, levantar as antenas na antecâmara daquele que muito provavelmente será o álbum mais importante da carreira do Carniceiro.


[Jay Worthy] “Meet The Whoops”

Jay Worthy vira P Worthy no projecto que o MC canadiano vai dedicar às sonoridades da Costa Oeste norte-americana. A promessa é de que Bootlegs & B-sides será “a cena mais dura desde os Wu-Tang Clan” e que o seu lançamento ocorre já este Natal. “Meet The Whoops” é o único avanço já disponibilizado e recorre a um banho de sintetizadores bem ao estilo do g-funk. Além de Worthy, o tema regista rimas dos convidados Slumlord Trill, Hopout, Hitta J3 e YS.


[Killer Mike] “RUN (Damian ‘Jr. Gong’ Marley Version)”

As coincidências são algo bonito que devemos tentar preservar. Ainda na semana passada a fumarada de Welcome to Jamrock invadiu o escritório num ataque de nostalgia — o clássico LP de esteia do filho mais novo do lendário Bob Marley aproxima-se cada vez mais do seu 20º aniversário — e quis o destino que voltássemos a escutar a sua voz uns dias depois, desta vez num contexto mais actual. É que Damian “Jr. Gong” Marley fez o obsequio de transformar “RUN”, tema que integrou MICHAEL de Killer Mike, num dub bem guloso e, por cá, não nos abstivemos de marchar ao seu renovado som.


[Cakes Da Killa] “Cakewalk”

Cakes Da Killa está há mais de uma década a estreitar as linhas entre o rap e a cena clubbing e o A COLORS SHOW reconheceu-lhe o esforço através de um convite para se juntar à sua grande montra de talentos da era moderna. Após ter oferecido Svengali em 2022, o artista de Nova Jérsia voltou este ano com quatro temas novos — são eles “Sex Drive”, “Let Em Know”, “Sip Of My Sip” e “Cakewalk”, este último o escolhido para ser interpretado na afamada rubrica do YouTube.


[Terror Reid & Pouya] “I’d Rather Die A Big Death, Than Live A Small Life”

Em Março último, Pouya deu-nos GATOR, avisando que esse seria o seu quinto e último disco da carreira. Talvez cansado da vida de artista e das obrigações que isso acarreta, o rapper do Sul da Flórida parece que vai focar-se quase a 100% na gestão da sua All But 6 Records. E esse “quase” prende-se com o facto de que, apesar do afastamento, este não será um adeus aos microfones em definitivo, já que Pouya tem vindo a surgir em algumas colaborações, como é o caso deste “I’d Rather Die A Big Death, Than Live A Small Life”, onde mostra que a sua boa forma no trap hardcore ainda se mantém ao lado de Terror Reid, que este ano já tinha dado a provar HOT VODKA 2.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos