pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/11/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/11/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Marta Pereira da Costa] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert

Camané já tinha levado o fado até ao palco do Tiny Desk Concert há 8 anos atrás e, na semana passada, a música que representa parte nuclear do ADN cultural português voltou a uma das maiores montras da esfera digital. Mais cru, despido de cantorias e versos, o destaque vai inteiramente para a guitarra portuguesa, o instrumento que não pode mesmo faltar em qualquer formação que se arrisque a interpretar o fado, aqui a fazer-se sentir pelos dedilhares de Marta Pereira da Costa, ela que em 2014 foi distinguida com o “Prémio Instrumental” pela Fundação Amália Rodrigues. Para esta breve performance em solo norte-americano, a artista levou consigo um alinhamento composto maioritariamente por temas que integraram o seu álbum homónimo de 2016 e contou com as ajudas de João José Pita Junior (guitarra) e Pedro Segundo (percussão).


[BEAM] “FU”

No ano em que o hip hop celebra o seu 50º aniversário, faz mais do que sentido recuperar-se o flavor de outros tempos e jogar a aquela cartada da nostalgia. E se a coisa for executada, como BEAM o faz neste “FU”, podem mandar vir um disco inteiro nesse registo. Em jeito de remistura para “True Fuschnick” (dos FU-Schnickens), o rapper jamaicano e sediado nos Estados Unidos da América abre o caminho para The Replay: A Remix Collection, um EP que nos é prometido para o arranque de 2024 e que presta homenagem ao som mais clássico do género musical nascido em Nova Iorque.


[Wiki & Tony Seltzer] “Golden Child”

Fruto do grande momento que atravessa e de um regresso aos palcos nacionais, Wiki tem merecido redobrada atenção por parte da nossa publicação, gerando uma entrevista, uma reportagem do seu concerto em Lisboa e várias outras menções espalhadas por textos mais curtos. Este mês voltamos a ter razões para continuarmos a pronunciar-nos sobre o seu nome, já que voltou a inscrever uma série de “barras“ num novo disco, 14K Figaro, no qual toma de assalto as batidas tricotadas por Tony Seltzer. “Golden Child” é o mais recente single a surgir desse LP editado pela sua própria Wikset Enterprise.


[Drake] “First Person Shooter” feat. J. Cole

Quando o relógio bate nas Scary Hours, é porque chegou a altura de Drake soltar mais uma fornada de faixas criadas num contexto semelhante ao do seu último disco. For All The Dogs foi lançado em Outubro munido de 23 canções e, no final da semana transacta, ganhou mais uma meia dúzia delas, que rapidamente foram ganhando tracção nas plataformas digitais. Aquela que mais antenas colocou em sentdo é “Evil Ways”, que repetiu a dose desta “First Person Shooter”, já que volta a ter J. Cole enquanto convidado. Entre rimas pontiagudas e uma batida com contornos de banger, os dois rappers dão ainda mais ênfase ao tema ao contracenar numa peça visual dirigida por Gibson Hazard com referências aos desportos de alta competição e até à cultura meme.


[Danny Brown] “Jenn’s Terrific Vacation”

Os coleccionadores ainda vão ter de esperar até Janeiro de 2024 para deitar mão a uma cópia física de Quaranta, mas enquanto esperam têm todo o tempo do mundo para ir rodando o mais recente álbum de Danny Brown até à exaustão no mercado do streaming. E porque os olhos também “comem”, há agora um novo videoclipe, o segundo, a surgir deste LP: em “Jenn’s Terrific Vacation”, o MC de Detroit aborda os problemas da gentrificação, que contribuem para a especulação imobiliária, o consumismo desenfreado e os tons mais acinzentados que tingem os dias de quem vive na cidade.


[Jay Rock] “Still That Way” (prod. Bongo ByTheWay)

O beat parece uma versão de “family ties” (de Baby Keem e Kendrick Lamar) comprada na Temu, mas o que soa a falta de originalidade na escolha do instrumental, produzido por Bongo ByTheWay, é facilmente colmatado pelos flamejantes versos de Jay Rock. Single a single, o rapper californiano continua sem se descoser relativamente ao tão aguardado sucessor de Redemption, mas para os fãs é praticamente um dado adquirido de que o seu próximo projecto de longa-duração não demorará muito a ver a luz do dia. Nas palavras do próprio, proferidas neste “Still That Way”, “a caminhada foi longa” para chegar até aqui, e não nos parece nada que queira interromper esta série de faixas avulso para se retirar de mãos a abanar.


[Tyler, The Creator] Ao Vivo @ Camp Flog Gnaw’23

De festival indie a evento que enche estádios e reúne algumas das maiores estrelas do planeta, servindo até de palco para Kendrick Lamar e Baby Keem se estrearem enquanto dupla, em The Hillbillies. O Camp Flog Gnaw é já um dos acontecimentos mais esperados a cada ano que passa e mais um argumento — como se fossem precisas mais confirmações… — para justificar o génio de Tyler, The Creator, o seu fundador. Como é hábito, é o próprio ex-Odd Future quem protagoniza um dos concertos mais aguardados do alinhamento, como bem se nota pelas reacções vindas da plateia durante a sua actuação, que pode ser vista na íntegra através do YouTube. Esta foi também a desculpa perfeita para o autor de CALL ME IF YOU GET LOST voltar a conceder uma entrevista a Nardwuar, protagonizando um novo momento de deleite para os verdadeiros geeks da música.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos