pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/07/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/07/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[The Alchemist] “RIP Tracy” feat. Earl Sweatshirt & billy woods

Devia ser ilegal ter The Alchemist, Earl Sweatshirt e billy woods na mesma ficha de créditos. Depois de “Tabula Rasa” e “Falling out the Sky”, E L U C I D salta fora da equação e deixa em destaque o trio que mais rasgos provoca no drumless hip hop. Com rimas que assombram qualquer alma e ferem a pele ao mínimo toque, o par de MCs faz desfilar poemas sofridos e melancólicos sobre a hipnótica cama instrumental feita pelo exímio beatmaker californiano, que tem neste “RIP Tracy”a principal coordenada para o seu novíssimo Flying High, um conjunto de 4 faixas colaborativas onde participam, também, MIKE, Boldy James ou Larry June.


[James Blake] “Big Hammer”

Friends That Break Your Heart não vai completar dois anos de vida sem antes cá estar fora um novo projecto assinado por James Blake. O produtor inglês que desde cedo se fez artista de mão cheia ao executar experiências com a própria voz está de volta à rota dos lançamentos e “Big Hammer” é o avanço inaugural de Playing Robots Into Heaven, álbum que tem na calha para uma edição a 8 de Setembro. Ao contrário do que tem sido habitual, a nova faixa vem desprovida de cantorias e bem mais focada no poder da batida, fazendo lembrar os tempos áureos do dubstep.


[$NOT] “Easter Pink”

$NOT não é rapper de um só estilo e “Easter Pink” é só mais uma das multiplas camuflagens que assume ao microfone. Em cima de um beat cozinhado a lume brando e com elevado grau de psicadelismo, numa espécie de trap lo-fi de tons rosa, o jovem de Nova Iorque faz justiça ao próprio legado e mostra-nos o porquê de ser um dos nomes mais diferenciados dentro do catálogo da 300 Entertainment. A primeira faixa do ano para $NOT chega após um 2022 que teve direito a disco novo (Ethereal) e singles como “MS PORTER”, “Immaculate” e “SIMPLE”.


[Goldie] Ao Vivo @ Resident Advisor

Está a ficar um homem bem crescido, mas a sua música continua Timeless, tal e qual há 30 anos, quando fundou a sua própria editora Metalheadz, por onde passaram muitos dos mais entusiasmantes nomes da cena drum & bass, inclusive o do português RIOT. A altura é, por isso, de celebração, e o DJ e produtor inglês, um dos grandes nomes que vimos actuar na edição passada do Iminente, vai agora fazer-se à estrada com um novo formato de banda ao longo deste Verão. Até ver, Portugal não será nenhuma das paragens destinadas à romaria electrónica deste pioneiro, mas nada que nos impeça de recolher uma breve amostra através explosivo vídeo publicado pela Resident Advisor para ajudar a antecipar essa série de espectáculos.


[Stormzy] “Longevity Flow”

“Toxic Trait” não foi disparo isolado e, pouco após essa colaboração com Fredo, Stormzy voltou completamente sozinho para dar conta do seu actual nível de munições. E mais do que medir-lhes a quantidade, importa destacar a longevidade que os versos do MC de Londres alcançam, ele que já ultrapassou a marca dos 10 anos ao serviço do rap. Parece que foi ontem que o vimos ensaiar as primeiras rimas rodeado de amigos em vídeos criados de forma artesanal e quase nem demos pelo passar do tempo que o levou a afirmar-se enquanto importante símbolo para a cultura pop — não é à toa que Lewis Hamilton, Dave, J Hus e até Tom Cruise surgem de relance no mais recente vídeo do pugilista verbal britânico.


[Estee Nack] “ANGELIDOR” (prod. JR Swiftz)

As referências ao wrestling por parte da turma da Griselda Records não cessam e Estee Nack decidiu homenagear Jim Duggan no título e na capa do seu mais recente álbum. Com produção executiva de Westside Gunn, a peça visual para “ANGELDIOR” foi realizada por The Daily Gems e a batida, uma das mais sinistras dentro do alinhamento de Nacksaw Jim Duggan, foi cedida por JR Swiftz. O último trabalho do rapper de Lawrence, Massachusetts, teve direito a uma série de edições físicas curadas pela inglesa Daupe! e, como seria de esperar, estão todas a voar a um ritmo impressionante — os vinis e cassetes foram postos à venda às 4 horas da tarde de hoje e já só sobram menos de 10 cópias.


[Sauce Walka] “Dangerous Daringer” feat. Conway The Machine (prod. Daringer)

O tema não é novo, mas ganhou agora todo um outro significado. O título “Dangerous Daringer” faz desde logo referência ao beatmaker que ajudou a estabelecer a estética da Griselda, creditado na própria faixa, mas a representação da editora-sensação por aqui ficou ainda mais vincada, já que Conway The Machine se propôs a assinar o segundo verso daquele que se prevê como sendo o principal avanço referente a New Sauce City 2, o LP que se segue nas contas de Sauce Walka.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos