pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/02/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/02/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

[PinkPantheress] “Boy’s a liar Pt. 2” feat. Ice Spice

2023 está a ser demasiado generoso e desta vez teve a amabilidade de juntar duas das mulheres que mais aplaudimos ao longo do ano passado. “Boy’s a liar” tinha sido dado a conhecer já na recta final de 2022, mas PinkPantheress não se deixou conformar com o resultado original e estendeu um convite a Ice Spice para a ajuda a recriar a faixa produzida por Mura Masa. A colaboração transatlântica colocou a artista britânica e a autora de “Munch (Feelin’ U)” a desabafar sobre os “podres” dos seus rapazes naquela que é agora “Boy’s a liar Pt. 2”, canção que esteve em destaque numa entrevista para a NME.


[Nia Archives] “Conveniency”

Na mesma entrevista à NME acima referida, PinkPantheress reconhece que não inventou o drum & bass nem o garage, géneros musicais que usou como bases para a sua própria formula sónica. E deixou um shout out a Nia Archives, uma outra mulher negra que estava a abraçar essas mesmas cadências antes da sua abrupta chegada. Foi ela quem também aproveitou o final da semana passada para mostrar um novo single, “Conveniency”, que serve para antecipar o seu próximo Sunrise Bang Ur Head Against Tha Wall, EP que será editado a 10 de Março pela HIJINXX/Island Records. Em 2022, a cantora, produtora e DJ sagrou-se vencedora do BBC Music Introducing Artist of The Year, entregue pela primeira vez a uma artista oriunda do espectro da electrónica desde a sua criação, em 2014.


[Armani Caesar] “Survival of the Fittest”

Em era de abundância, só sobrevivem os mais “pesados”. É com esta ideia presente na mente que Armani Caesar regressa ao seu último The Liz 2 para recuperar “Survival of the Fittest” para o formato audiovisual, que aterrou no YouTube precisamente um dia depois de um dos seus mentores, Conway The Machine, se ter apresentado em Lisboa pela primeira vez. A Primeira Dama da Griselda Records é uma das mais competentes entre os MC da editora, que tem também Westside Gunn ou Benny The Butcher nas suas fileiras.


[Skech185 & Jeff Markey] “Western Automatic Music Part 1”

Quem também parece ter andado atento às viagens do patrão a Portugal foram Skech185 e Jeff Markey. No dia a seguir a billy woods ter pisado o palco da Galeria Zé dos Bois, o rapper e o produtor foram até à Backwoodz Studioz para editar He Left Nothing for the Swim Back, um novo trabalho colaborativo composto por nove faixas de rap explicitamente alternativo. Depois do tema-titulo, “Western Automatic Music Part 1” é o segundo videoclipe a surgir desse disco.


[STUTS] “Lights” feat. Blu

STUTS é um beatmaker japonês e um dotado artesão da MPC. Com uma carreira que já lhe gerou quatro LPs a solo, é do seu mais recente, Orbit, que salta este “Lights”, aquela que é provavelmente a sua colaboração mais sonante até à data. Carregado de soul, é o rapper e produtor californiano Blu quem o assiste quer no tema, quer na peça visual realizada por Yudai Maruyama.


[PROF] “Pack A Lunch” feat. Redman

Preparem os sorrisos: vem ai HORSE, o sexto álbum de PROF. Após uma aventura de três discos para a Rhymesayers Entertainment, o rapper de Minneapolis volta à casa que o ajudou a notabilizar-se, a Stophouse Music Group, para lançar o sucessor de Powderhorn Suites em Abril. Depois de ter recebido Kevin Gates no avanço inaugural, “Devils Gate“, PROF conta agora com o lendário Redman no seu novo “Pack A Lunch”.


 

[Vic Mensa] “Strwberry Louis Vuitton” feat. Thundercat & Maeta

Vic Mensa em modo Steve Lacy? Vamos a essa! Thundercat e Maeta assistem o artista de Chicago nos psicadélicos campos de “Strwberry Louis Vuitton”, plantados com a ajuda de El Michels Affair na produção. Dirigido por Danielle DeGrasse-Alston, o vídeo que ilustra a música coloca Vic Mensa numa queda livre, de guitarra eléctrica na mão e vestido com um fato inspirado numa das criações do malogrado Virgil Abloh, estilista que morreu em 2021 a quem esta peça surge dedicada.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos