pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/12/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/12/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Meyhem Lauren] “Trigger Point Therapy” feat. Westside Gunn (prod. Daringer)

Ingressou no rap no início do presente milénio e tem aliado prestações consistentes a uma boa quantidade de edições. Com vários projecto a solo editados, o passado recente de Meyhem Lauren tem-no colocado lado a lado com alguns dos melhores beatmakers do circuito do hip hop, como DJ Muggs, Buckwild ou Harry Fraud. Em Black Vladimir, o rapper de Queens conta com a preciosa ajuda de Daringer na produção, ele foi um dos principais rostos por detrás da escalada da Griselda Records, acabando por se tornar num dos arquitectos de batidas mais influentes na renovação estética do boom bap. É desse trabalho, editado em Agosto último, que salta este “Trigger Point Therapy”, cujo primeiro verso ficou ao cargo do carismático e inconfundível Westside Gunn.


[Rome Streetz] “Big Steppa”

Depois de somar lançamentos na Daupe!, Soul Assassins ou Loretta Records, Rome Streetz conquistou o seu próprio lugar numa das turmas mais quentes do game. Foi pela Griselda que o MC de Nova Iorque lançou o seu novo Kiss the Ring e o título escolhido para esse disco ajuda a explicar o conceito para o videoclipe de “Big Steppa”, a faixa inaugural: Streetz representa a nova editora com um ostensivo anel, que vai consigo para todo o lado e que recebe o beijo dos que lhe quiserem passar um sinal de respeito pelo patamar que alcançou.


[Move 78] “Middling” Ao Vivo @ Badehaus

O jazz está cada vez mais de mãos dadas com a cultura beat e os Move 78 são uma outra banda a actuar dentro deste registo e à qual devem prestar especial atenção. Se gostam de Surprise Chef, Apifera ou DJ Harrison, a ainda curta discografia deste novo grupo de Berlim vai certamente encher as vossas medidas. “Middling” é uma boa amostra dessa fusão e foi recentemente interpretada ao vivo no Badehaus, em Berlim, originando um vídeo para o YouTube. O tema fez parte do trabalho de estreia The Algorithm Smiles Upon Us (2021), sucedido no mês passado por um não menos groovy Automated Improvisation.


[CMPND] “Skrewed” feat. Bill Next

Os destinos dos MCs Vitamin G e Kemastry voltam a cruzar-se com o do rapper e produtor Wundrop no trio CMPDN — lê-se “compound”. O grupo foi-nos apresentado pela High Focus Records, em 2019, através de Eagle Court, e a sua posição na hierarquia do rap britânico solidificou-se este ano graças ao longa-duração Long Live The Court, editado a 30 de Junho. “Skrewed”, uma das faixas que integraram o disco que nos pinta um quadro vivido daquelas que são as sonoridades que pairam pelo underground do Reino Unido, passou há dias para o formato audiovisual, através de uma peça concebida por LookAt TV e Josh Flowers.


[Goya Gumbani & Kiina] “Sunscreen”

Outro dos nomes a levantar ondas a partir de Inglaterra é Goya Gumbani, ele que nasceu em Brooklyn e mudou-se para o sul de Londres ainda durante a adolescência. Em 2022, o rapper colaborou com YUNGMORPHEUS, Adé Hakim e Pearl De Luna e ainda voltou ao baú de Kiina — também conhecido por Capriisun — para resgatar mais alguns instrumentais. Em Novembro, o par reencontrou-se em Face In The Storm, e soltou na semana passada o segundo videoclipe dessa saga, “Sunscreen”, depois de os termos visto em “Define Time“.


[Koncept Jack$on] “Rasta Pasta”

Koncept Jack$on é mais um artista que nos tem acenado a partir de Richmond, Virgínia, e é um dos talentos que têm evoluído no seio da Mutant Acedemy, que tem Fly Anakin enquanto principal rosto. Ainda à procura de conquistar o seu próprio espaço, os dotes que manifesta com as palavras têm-lhe sido detectados por colegas que já se encontram mais bem estabelecidos na indústria — Pink Siifu, Vel Nine, Gangster Doodles, Ohbliv e, claro, Fly Anakin são apenas alguns numa já longa lista de colaboradores. Talvez colha mais alguns louros em 2023, já que este foi um ano produtivo, ao ponto de inscrever o seu nome em dois álbuns — o primeiro, Good Product, chegou logo em Janeiro e teve Bane Capital na produção, enquanto que HTR Vol 1: The Legend of Tawny Tone é um registo a solo e aterrou no início deste mês, tendo agora dado origem a um novo vídeo de Jack$on, para este “Rasta Pasta”.


[Noisey] “6 Hours With L’Rain Finishing Her Third Album”

Estreou-se com um álbum homónimo em 2017, mas só demos com ela quatro anos após esse momento. “Two Face” foi o primeiro avanço dado a conhecer rumo ao seu último Fatigue e mostrava-nos L’Rain como uma voz já amadurecida dentro do r&b, mas suficientemente curiosa para não se deixar cair em sonoridades óbvias. Editado pela Mexican Summer, Fatigue figurou entre os trabalhos favoritos do ano passado para algumas das redacções da especialidade e deixou-nos em estado de alerta para aqueles que serão os próximos passos de Taja Cheek.

Com 2023 no horizonte, um novo vídeo da Noisey faz-nos prever que podemos estar à beira de escutar uma nova proposta por parte da marketeer e promotora musical que virou cantora. Foi no Gary’s Electric Studio — onde L’Rain estagiou “há mil milhões de anos” — que a plataforma americana apanhou a artista a experimentar sons para aquele que será o seu terceiro projecto. A coisa promete!

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos