pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/12/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/12/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Westside Gunn] “Peppas” feat. Black Star

A reactivação dos Black Star, de Yasiin Bey e Talib Kweli, foi um dos momentos mais marcantes para o hip hop em 2022 e resultou no lançamento de segundo álbum da dupla, No Fear of Time, cuja produção ficou ao cargo de um não menos histórico Madlib. Quem puxou da brasa para a sua sardinha foi Westside Gunn, até ao momento o único artista da nova geração rap a contar com uma participação dos dois veteranos num disco seu. “Peppas” é uma chuva de versos destes três MCs, sem direito a refrães, que pinga sobre um beat de contornos de clássicos assinado por Conductor Williams, e tem sido uma das faixas mais requisitadas dentro do alinhamento de 10, ascendendo ao estatuto de videoclipe durante a última semana.


[MIKE] “Stop Worry!” feat. Sister Nancy

Quem também conseguiu estabelecer uma parceria com um nome lendário foi MIKE. Sister Nancy, um dos nomes que mais carregam a tradição do dancehall jamaicano — conforme experienciámos na edição deste ano do Iminente — actua como que um despertador em “Stop Worry!”, incentivando os mais conformados a sair da cama e a alimentarem o mundo com o seus dotes. Novamente sob a lente de Ryosuke Tanzawa, o single foi apresentado no formato de vídeo como aperitivo para Beware of the Monkey, próximo álbum do rapper de Nova Iorque, que vê a luz do dia a 21 de Dezembro.


[Future] “712PM”

A semana que passou foi especial para Future. De um lado, celebrou com o amigo Metro Boomin a edição do seu novíssimo Heroes & Villains, trabalho no qual o MC de Atlanta desempenha um papel de destaque, ele que surge creditado em 4 das 15 faixas do disco — “Superhero (Heroes & Villains)” teve direito a acompanhamento visual e facilmente poderia também ter figurado estas escolhas. Lançado apenas alguns dias antes, “712PM” foi o mais recente single a ter sido extraído do seu último trabalho a solo, I NEVER LIKED YOU, e o seu vídeo teve o especial detalhe de ter sido conduzido por Travis Scott, ele que já tinha sido director criativo de Future para a prestação ao vivo de “LOVE YOU BETTER“, no Jimmy Kimmel Live!.


[Baby Storme] “DREAMS”

Ainda poucos a conhecem nas alas mais tradicionais da indústria discográfica, mas no TikTok Baby Storme é já um pequeno fenómeno, com um milhão e meio de seguidores. Ao longo deste ano, tem apostado em diversos singles e este “DREAMS” é já o seu terceiro, isto depois de ter atingido um pico de popularidade em 2021 graças a “Everybody Knows“. Num misto entre balada rock indie e a estética emo da geração Z, fala directamente com quem lhe tem invadido os sonhos nesta sua nova canção.


[X-TENSE] “Caro” feat. Slow J (prod. X-TENSE & BACO)

A faixa já tinha sido desvendada mas o videoclipe está agora a levá-la para outras dimensões. É o próprio X-TENSE quem, em conjunto com Gonçalo Carvoeiras, recria um universo ao estilo Toy Story numa grande loja de brinquedos, com imitações de várias marcas que são autênticas máquinas de vendas nesta quadra natalícia — quem não queria um figura de acção de Action Slow, um carro minatura da Padrada ou um Zombie Malhuco? “Caro” tem a participação sonante de Slow J, foi produzido por X-TENSE e BACO e serve de antecipação a um novo disco do rapper da Pontinha.


[Sheck Wes] “PAIN!”

Os amantes de sons que estimulam moshpits podem estar gratos pelo regresso de Sheck Wes. O autor de temas como “Mo Bamba”, “Chippi Chippi” e “Live Sheck Wes” teve de saber lidar com o seu próprio fenómeno — repentino e interplanetário — antes de voltar a assumir as rédeas da sua carreira, ele que poucos sinais deu após o seu aclamado primeiro LP, Mudboy. Mais para o início deste ano, deu sinais de estar perto da sua melhor forma quando ajudou a Dreamville a esculpir “Stick“, tema de abertura de D-Day: A Gangsta Grillz Mixtape, seguindo-se uma tríade de novas faixas, como que a avisar que o melhor ainda está para vir. Depois de “MVP” (com Fivio Foreign e FaZe Kaysan) e “LFG!“, Sheck Wes trouxe mais uma dose de “PAIN!” até aos nossos ouvidos.


[SZA] “Blind” Ao Vivo @ Saturday Night Live

Já não é um mero rumor: o próximo álbum de SZA está mesmo a caminho e intitula-se SOS, com a data da sua edição marcada já para esta sexta-feira, dia 9 de Dezembro. Após a especulação criada pelos seus últimos singles, a cantora da Top Dawg Entertainment confirmou-nos o melhor cenário ao partilhar a capa do sucessor de Ctrl nas redes sociais. A expectativa em torno da artista era, por isso, acrescida aquando a altura de pisar o palco do Saturday Night Live, programa televisivo no qual se apresentou ao som do último “Shirt” e deste inédito “Blind”. No início da madrugada de hoje, um vídeo de um minuto foi partilhado como trailer para SOS.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos