Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Ab-Soul] “Do Better”
É no confessionário da bossa nova que Ab-Soul leva a mão ao peito e admite, “Gotta do better, I gotta do better, today / Gotta do better bеfore it’s too late”. O terceiro single do ano para o rapper da Top Dawg Entertainment parece fazer antever a chegada de um novo disco, o seu primeiro desde Do What Thou Wilt. (2016). Com a ajuda de DJ Dahi, Kurtis McKenzie e Nick Hakim na produção, o novo tema de Herbert Stevens IV contou ainda com o input do colega de editora Zacari, creditado tanto como compositor e executante em “Do Better”, cujo videoclipe a preto e branco ficou ao cuidado de Omar Jones.
[NxWorries] “Where I Go” feat. H.E.R.
Depois várias ameaças, desta vez é a sério. Os talentos de Anderson .Paak e Knxwledge voltam a cruzar-se no catálogo da Stones Throw Records e colocam a dupla NxWorries novamente no activo, com a promessa de que este “Where I Go” dá início a um trajecto que vai levar a dupla ao sucessor de Yes Lawd!, o instantâneo clássico que assinaram em 2016. Desde esse momento, o produtor de Los Angels andou ocupado a manter o seu Bandcamp up to date e a colaborar com Quelle Chris, Omarion ou Steve Arrington, enquanto que Paak mostrou-se a solo em Oxnard e Ventura, formou par com Bruno Mars nos Silk Sonic e lançou DOMi & JD BECK pela sua APESHIT Inc.
[Olivia Dean] “Danger”
Olivia Dean é sinónimo de perigo e anda por aí, no vídeo do seu novo single, a passear-se com um dobermann pouco domesticado e a usar o cabelo como trela. Todo o cuidado é pouco para que não derretamos na totalidade ao som deste “Danger”, “uma canção para quando te apercebes dos riscos que envolvem o apaixonares-te por uma pessoa que te faz bem”. Depois de, no ano passado, ter vencido o prémio de Artista Emergente do Ano, por parte da Amazon Music, e lançado Growth e Live At The Jazz Cafe, a cantora inglesa anunciou o seu álbum de estreia para 2023.
[João Não & Lil Noon] “Se Eu Acordar”
O projecto que une João Não e Lil Noon viu nasceu o primeiro videoclipe no final da semana passada, com este “Se Eu Acordar” a dar continuação a um trajecto que, em 2021, se iniciou com Terra-Mãe. Pedro MKK e Pedro Lopes asseguram a concepção da peça visual que ilustrou a faixa, que marca ainda uma mudança no som da dupla e traz novos condimentos para cima da mesa numa fase de concertos — depois de subirem ao palco do Plano B, no sábado, João Não e Lil Noon passam pela Vila Medieval de Ourém a 29 de Outubro.
[Portico Quartet Ensemble] Terrain (Extended)
Luxo é podermos assistir a um conjunto de músicos dotados, apetrechados com todo o tipo de ferramentas possíveis e em acção numa das salas de gravação mais icónicas da história da música. Os Portico Quartet viraram um ensemble de maiores dimensões, com a adição de alguns instrumentos de cordas, e foram até ao Studio One dos Abbey Road Studios para interpretar uma versão aumentada do seu Terrain, um conjunto de três peças de jazz vanguardista e minimal editado no ano passado, pela Gondwana Records.
[Nick Hakim] “Feeling Myself”
“Se gostas de música, tens de gostar do Nick Hakim”. A declaração podia ser de Roger Schmidt, caso o alemão assinasse um contrato que o levasse a gerir os destinos da ATO Records, a editora que carimbou COMETA na passada sexta-feira. Nascido em Brooklyn, filho de pais com origem chilena e peruana, o cantor, multi-instrumentista e produtor tem estado literalmente a jogar em todos os campeonatos, emitindo frequências que vão desde o jazz e do r&b até ao hip hop e electrónica de cariz mais experimental, e que nascem não apenas dos seus esforços a solo como das reuniões com os seus pares — Pink Siifu, Anderson .Paak, T-Pain, Lianne La Havas ou, mais recentemente, o já referido Ab-Soul são alguns dos nomes com quem tem alinhado. Ao terceiro LP, COMETA, Hakim regista aparições de DJ Dahi, Helado Negro ou Alex G ao seu lado.
[Jim Legxacy] “dj”
Novos fenómenos como o que assistimos em “Rascal“, de RMR, surgem agora mais polidos por parte dos nomes que se seguiram, misturando a estética hip hop com traços de folk, ritmos da diáspora e uma predisposição natural para a vulnerabilidade poética, como Mustafa se mostrou em When Smoke Rises, por exemplo. Após se ter dado a conhecer em CITADEL, no ano passado, a carreira de Jim Legxcy tem-se regido através de vários singles lançados no decorrer de 2022, com este seu mais recente “dj” a saltar à vista, canção na qual o artista do sul de Londres lembra alguém que lhe quis ensinar a arte de escolher a banda sonora perfeita para uma festa.