pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/09/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/09/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Stormzy] “MEL MADE ME DO IT”

Tornou-se no primeiro artista britânico negro a solo a ser apresentado como cabeça-de-cartaz no Glastonbury no Verão de 2019 e o pesar da coroa levou-o a largar Heavy Is The Head logo em Dezembro. Desde esse momento, pouco mais se ouviu de Stormzy, que apenas foi aparecendo a espaços, no auxílio a colegas como Dave ou Headie One. “Still Disappointed”, o último single em nome próprio, tinha sido editado logo no arranque de 2020.

De regresso aos lançamentos e em estreia pela Def Jam, Stormzy presenteia-nos com uma curta-metragem, pela qual desfilam personalidades das mais diversas áreas, do desporto às artes. Em destaque — até mesmo no thumbnail do vídeo — está José Mourinho, que é, também, audível em “MEL MADE ME DO IT” — “I prefer really not to, not to speak. If I speak I am in, in big trouble” é um dos mais famosos soundbites do treinador português. Com o rapper londrino e os rapazes na back, veremos quem se volta a meter com o Special One daqui em diante.


[Roc Marciano & The Alchemist] “Quantum Leap”

É em “Quantum Leap” que Roc Marciano segura o beat de Alchemist pelas ancas. Numa dança de sedução fatal, o rapper segreda momentos de embaraço alheio — “your favorite rapper send fan mail to me” — e é prático a gabar-se das suas conquistas — “this the flow that earned me a Bentley” ou “you know my body quality over quantity” — dando lustro a um braggadocio de papo recto, sem direito a refrões ou ganchos, para evitar distracções em torno daquela que é a verdadeira missão do homem que facilmente vestiria a pele de Godfather numa reimaginação da saga com elenco do universo hip hop.


[King Kashmere & Letherette] “G-Cell”

Produto de outra geração, King Kashmere já leva mais de 15 anos a vestir as cores da High Focus Records. Especialmente activo no capítulo dos projectos colaborativos, o rapper inglês tem estado em bom plano especialmente na presente década, através de “Soul Calibur” ou “Iph-Ro“. No seu novo “G-Cell”, dá início a uma série de lançamentos, esculpidos ao lado do produtor Letherette, e arrisca em seguir viagem numa nave que o leva a novos terrenos sónicos.


[Lessa Gustavo & Keith] “O Júri” feat. Gil Daltro

Ay, caramba! Lessa Gustavo não está para brincadeiras e anunciou um novo disco para Outubro. Wilson Grey junta o MC ao produtor Keith, naquele que será o terceiro trabalho com a sua assinatura em 2022, à semelhança das colheitas que efectuou em 2020 e 2021. Com Gil Daltro enquanto convidado, “O Júri” é a primeira amostra do sucessor de Impasse Mexicano e coloca os dois rappers no epicentro de um processo judicial que está a ser levado a cabo com recurso a provas forjadas.


[Algiers] “Bite Back” feat. billy woods & Backxwash

Distraímo-nos há uma semana, mas não podemos deixar passar em branco a jogada de mestre dos Algiers, naquele que foi o segundo single da banda de Atlanta desde There Is No Year, de 2020. Mais cavernoso do que nunca, o quarteto da Matador Records trouxe billy woods e Backxwash para a sua própria versão daquilo que é o sub-mundo da cultura musical, traduzido em vídeo por Murat Gökmen. Com a promessa de mais novidades em breve, será que vamos ter direito a escutar o vocalista Franklin James Fisher trocar versos com outros visionários do MCing?


[YUNGMORPHEUS & THERAVADA] “Tighten Up” feat. Ahwlee

Em Agosto, YUNGMORPHEUS e THERAVADA deram uma forte contribuição para a subida das temperaturas dos termómetros que medem o buzz do hip hop. Up Against The Wall; A Degree Of Lunacy foi o LP que juntou o rapper de Los Angeles — incansável no mercado britânico, com edições pela Lex Records ou pela Bad Taste — ao produtor de Nova Iorque, que ganhou especial destaque este ano depois do seu nome figurar na lista de créditos de SICK!, de Earl Sweatshirt, e logo na faixa que tem a presença dos Armand Hammer. Depois de destaques no Brooklyn Vegan e no Bandcamp Daily, YUNGMORPHEUS e THERAVADA tornam este “Tighten Up” no segundo videoclipe dessa saga.


[A$AP Twelvyy] “Kid$ Gotta Eat”

A$AP Twelvyy está a ter um ano para mais tarde recordar. O rapper da A$AP Mob lançou o curta-duração A Quarter Til e tem sido presença regular no segmento dos singles, agora a sua própria Two Twelve Technologies a servir de rampa. Depois de se ter focado mais na sonoridade do trap em temas anteriores, o artista do Bronx volta ao tipo de cadências pelas quais melhor se notabilizou, ao ziguezaguear furtivamente entre bombo, tarola e umas poucas — mas certeiras — notas de baixo.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos