pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/02/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/02/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[PinkPantheress] “Reason”

O ano começou da melhor forma para PinkPantheress. A 6 de Janeiro, a jovem de Londres que infectou o TikTok com o som do UK garage e que está a escrever o seu próprio capítulo na estética hyperpop arrecadou o prestigiado BBC Sound of 2022, depois de ter editado a sua primeira mixtape To Hell With It em Outubro passado com a ajuda da Parlophone Records e da forte aceitação por parte do público aos seus singles, entre os quais se destacam “Passion”, “Pain” ou “Break It Off”.

Da ida da cantora e produtora à referida cerimónia de entrega de prémios resultou também uma nova pequena actuação, que a BBC fez questão de partilhar com o mundo durante a semana transacta através do seu canal no YouTube. Mas PinkPantheress não vai querer ficar-se por aqui: já amanhã, o seu nome volta a estar em jogo na gala deste ano dos Brit Awards — “Obsessed With You” está nomeado para Canção do Ano — e, no início do mês de Março, concorre para três das categorias presentes nos NME Awards.


[Knucks] “Alpha House / Hide & Seek”

Quem disse que não dá para chillar ao som do drill? Knucks não foi, certamente, ele que, desde que surgiu no radar do ReB, tem sido fiel à sonoridade com a qual se comprometeu a desenvolver. Em “Alpha House / Hide & Seek”, disparos swingados em rajada de hi hats não impedem o rapper de mostrar um lado mais vulnerável e introspectivo nos seus versos. O par de temas vai integrar Alpha Place, o curta-duração que Knucks está a preparar para atacar 2022, depois de uma jornada de dois LPs, London Class (2020) e NRG 105 (2019).


[CLBRKS & KIINA] “Talk To Me Nice” feat. Conrad Mundy

Deu nas vistas ao lado de Morriarchi num par de discos para a Blah Records e cimentou o seu estatuto numa camada mais alternativa do rap britânico nos últimos anos. A fama? Essa nunca lhe subiu à cabeça e não só CLBRKS se recusa a retirar o pé do acelerador — seis projectos editados em apenas três anos são números que metem qualquer um em sentido — como não esquece aqueles que estão ao seu lado desde sempre, como KIINA e Conrad Mundy: o primeiro volta a ser o beatmaker de serviço em Habits 2, que sai esta sexta-feira, e o segundo é um featuring recorrente na caminhada CLBRKS, com quem chegou mesmo a dividir o EP Out For Lunch em 2020.


[ize] “Happy Birthday”

Demos-lhe os parabéns pelo interessantíssimo trabalho de apresentação Ize Cream Man e, agora, brindamos à data que o viu nascer. ize deu mais uma volta ao Sol no passado dia 2 de Fevereiro mas quem recebeu a prenda fomos nós: não há direito a folga para o MC carniceiro em “Happy Birthday”, uma nova prova de que a fusão rap e drum & bass ainda tem argumentos para nos continuar a dar boas alegrias.


[Swooty Mac] “Function”

Foi-nos “recomendado” por Pink Siifu em Agosto do ano passado quando se estreou nos videoclipes com o duplo single “LESSISMORE | blue af”. Ambas as faixas estavam presentes em Sunday Morning, o disco que Swooty Mac tinha lançado em Janeiro de 2021, tal como “Function”, que surgiu no YouTube durante a última semana com direito a videoclipe e nos mostra uma faceta mais “kaytranadesca” deste novo e versátil artista.


[Homeboy Sandman] “The Only Constant”

Dia 25 de Fevereiro há novo álbum de Homeboy Sandman. Depois do LP Don’t Feed The Monster (2020) e do EP integralmente produzido por Aesop Rock Anjelitu (2021), o rapper de Queens vai estar There In Spirit novamente no catálogo da brigada alternativa que é a Mello Music Group. “The Only Constant” sucede a “Keep That Same Energy” na lista de avanços do projecto que contará com um total de sete canções e terá Illingsworth como único produtor, ele que nos últimos anos tem sido escutado ao serviço de gente como IDK, Phonte, Milo ou Open Mike Eagle.


[J.I.D & Lil Yachty] “Van Gogh” (prod. Cardo)

“Van Gogh” chegou de mansinho. Primeiro no SoundCloud, depois no YouTube e dentro de breve nas restantes plataformas digitais: o tema que junta pela primeira vez J.I.D e Lil Yachty, ambos de Atlanta, aterrou no recém-criado canal de Cardo e, talvez por isso, tem sido difícil para o algoritmo fazer a sua magia e levar a faixa à totalidade do público destes três nomes envolvidos. Após vários anos ao serviço de algumas das maiores estrelas musicais do planeta (de Drake e Kendrick Lamar a Travis Scott ou The Game), esta pode ser a próxima grande jogada do produtor de Minnesota — um disco recheado de convidados será sempre uma ideia que nos agrada — embora a comunidade do Genius esteja mais virada para a possibilidade de se tratar de uma revelação de The Forever Story, próximo álbum de J.I.D.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos