pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/01/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/01/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[CLBRKS & KIINA] “WHERE I AM IS NOT IMPORTANT”

Antes de chegar à Blah Records e assinar dois dos melhores trabalhos do hip hop britânico dos últimos anos — Microwave Cooking 2000 e Performance Enhancing Diet tiveram o veterano Morriarchi na produção — CLBRKS já levantava ondas no Bandcamp e no SoundCloud de forma totalmente independente. Em 2017 lançou os álbuns Peugeot Music Vol.1 e Habits, este último criado em parceria com o beatmaker KIINA. Revelado no final da última semana, “WHERE I AM IS NOT IMPORTANT” abre o caminho para um reencontro entre o MC e o produtor em Habits 2, cuja edição surge apontada para breve na descrição da peça visual conduzida por Honey JD.


[Bonobo] “Shadows” feat. Jordan Rakei

Saiu há duas semanas, arrancou a pontuação máxima numa crítica publicada pelo The Guardian e tem agora um novo videoclipe. BWTV é quem assina a caleidoscópica curta-metragem que dá outra vida a “Shadows”, o mais recente single a ser extraído de Fragments, LP que Bonobo editou a 14 de Janeiro, e que conta com a participação de Jordan Rakei, ele que coabita com o produtor inglês na prestigiada Ninja Tune.


[Fly Anakin] “No Dough” (prod. Madlib)

Facilmente sabes que estás no caminho certo se fores MC de profissão e Madlib te der um beat exclusivo para um dos teus próximos projectos. É da lenda viva de Oxnard, Califórnia, que surge o instrumental de “No Dough”, um novo avanço rumo a Frank, o tão esperado álbum de estreia de Fly Anakin, que vê a luz do dia a 11 de Março pela Lex Records. Depois de agitar as águas que atravessam o subsolo com trabalhos como FlySiifu’s (com Pink Siifu), Pixote ou At the End of the Day, o artista de Richmond, Virgínia, quer causar ainda mais estragos com as 17 faixas do seu próximo disco, entre as quais se vão registar aparições de Evidence, Ohbliv, Nickelus F, Eardrum, Jay Versace, DJ Harrison ou Pink Siifu.


[Ivy Sole] “Call Me”

Estreou-se em 2016 com Eden e logo atingiu o seu pico de popularidade. Nos últimos cinco anos, o mediatismo de Ivy Sole não mais se voltou a aproximar desses níveis iniciais mas a artista da Carolina do Norte, actualmente sediada em Filadélfia, tem estado ocupada a tentar recuperar os índices de outrora. Depois de Overgrown (2018) e SOUTHPAW (2020), a MC e cantora lança CANDID a 2 de Fevereiro e faz deste “Call Me” o seu novo trunfo.


[Kojey Radical] “Payback” feat. Knucks

Dia 4 de Março, Kojey Radical vai ter uma nova Reason To Smile. O sucessor de Cashmere Tears começou por ser antecipado durante o ano passado graças a um par de singles, “War Outside” (com Lex Amor) e “Gangsta”, e tornou-se ainda mais palpável depois deste “Payback”, uma importante reunião entre Radical e Knucks à volta do microfone.


[Ho99o9] “BATTERY NOT INCLUDED”

Travis Barker é um nome obrigatório de se referenciar quando se tenta cartografar os pontos de confluência entre o hip hop de cariz mais hardcore e a cena punk. É o baterista dos Blink-182 quem produz o avanço inaugural do próximo projecto dos Ho99o9 e recebe a dupla formada por theOGM e Eaddy na sua própria DTA Records — ainda sem o título revelado, o disco deverá estar cá fora por alturas da Primavera.


[RetcH] “2-Eleven”

Pat Banahan dirige o acompanhamento visual para “2-Eleven”, tema que fez parte de Still Up, o longa-duração que em 2017 relançou a carreira de RetcH, após uma curta estadia do rapper na prisão. Cinco anos depois de ter sido colocado novamente em liberdade, o catálogo que gerou a partir desse momento não engana: de Still Goin’ Up ao mais recente Gone ‘Til Autumn, ao lado de V Don, o hip hop norte-americano teria ficado certamente mais pobre sem o contributo do MC de Hackensack, Nova Jérsia.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos