pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/10/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/10/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Common] “When We Move” feat. Black Thought & Seun Kuti

Dois deles são lendas vivas da cultura hip hop, o outro é o filho mais novo de um dos maiores percursores da música negra. “When We Move” tinha, logo à partida, tudo para dar certo. E deu: o mais recente single a ser extraído de A Beautiful Revolution Pt. 2 faz a ponte entre a riqueza sónica do norte de África e o género musical mais camaleónico de sempre, ao mesmo tempo que eleva as gentes de peles escuras que nos ajudaram a traçar todas essas décadas de evolução cultural e social.


[The Alchemist] “Miracle Baby” feat. Mavi

This Thing Of Ours trouxe-nos The Alchemist no pico da sua forma e a colaborar com algumas das vozes mais impactantes da cena rap actual sem olhar aos níveis de popularidade de cada um desses convidados, alguns deles talentos já mais do que confirmados e outros ainda à procura de consenso entre o público. Depois de Earl Sweatshirt, Navy Blue ou Pink Siifu terem surgido em destaque no primeiro capítulo da saga, editado em Abril deste ano, a edição de This Thing Of Ours 2 foi confirmada para esta sexta-feira, 8 de Outubro, e vai contar com os contributos de MIKE, Danny Brown, Vince Staples, ZelooperZ ou Mavi, ele que agarra o protagonismo neste “Miracle Baby”, o avanço inaugural do projecto.


[JPEGMAFIA] “HAZARD DUTY PAY!”

É hora de dar graças a JPEGMAFIA por não se ter coibido de nos mostrar este “HAZARD DUTY PAY!” mesmo sem conseguir legalizar a utilização de um sample dos The Winans e ter, por isso, ficado impedido de ganhar retornos com o seu novo tema — o “couldn’t clear it. :(” deixado na descrição do vídeo parece apontar para essa tentativa falhada de meter tudo em pratos limpos. Dado que estarmos na iminência de ver nascer um novo longa-duração de Peggy, é bastante provável que esta peça não siga o mesmo caminho que “TRUST!”, que no final do último mês de Agosto serviu para antecipar o sucessor de All My Heroes Are Cornballs. Aproveitem enquanto é possível, já que o que está hoje online poderá não mais estar amanhã…


[Dua Saleh] “fitt” feat. Amaarae

A pandemia fechou portas a muita gente. Para Dua Saleh, a era mais estranha das nossas vidas abriu-lhe uma janela de oportunidade, já que a cantora e MC conseguiu um lugar como actriz na terceira temporada da popular série Sex Education e terá agora uma fanbase muito maior do que aquela que a acompanhou em Nūr e ROSETTA, os seus primeiros dois EPs. Há agora um terceiro curta-duração a caminho composto por sete canções e intitulado Crossover, cuja data de lançamento foi marcada para o dia 22 de Outubro. “fitt” levanta o véu desse trabalho e tem a participação da nova estrela da afropop Amaarae, cujo álbum de estreia The Angel You Don’t Know saiu no final de 2020 e teve uma das melhores cotações desse ano por entre as páginas da Pitchfork.


[Meek Mill] “Intro (Hate On Me)”

Meek Mill regressou aos discos na passada sexta-feira com Expensive Pain e a sua promoção contou com alguma ajuda por parte do ex-rival Drake, que horas antes dava força ao colega através das redes sociais. Há quem diga que a mostra do projecto como um todo tenha sido “apressada“, enquanto outros encontram nele “o melhor e mais aperfeiçoado esforço” por parte do veterano MC de Filadélfia. Por cá, Expensive Pain ainda não foi completamente dissecado mas há já um bom número de temas a merecer uma maior dose de atenção, como o veloz “Outside (100 MPH)”, o colaborativo “Northside Southside”, o inaugural “Intro (Hate On Me)” ou a bonus track “Flamerz Flow”.


[J.I.D] “Ambassel”

Di Caprio 2 fará três anos em Novembro e ainda pouco ou nada se sabe acerca de The Forever Story, o disco que J.I.D tem vindo a antecipar nas redes sociais. Entretanto, o nome do rapper de Atlanta surgiu recentemente em destaque ao lado de gente como Tierra Whack, Swae Lee, 42 Dugg, Jack Harlow ou Belly devido à banda sonora de Madden NFL 22. É por lá que podem encontrar este “Ambassel”, um showcase de skill notável por parte do detentor dos flows mais endiabrados da Dreamville e que agora conta também com um videoclipe temático para assinalar a ocasião.


[Curly Castro] “Weapon 13X” feat. Breeze Brewin

Não é tarefa fácil ser-se uma víbora num covil de black mambas. O mediatismo de Curly Castro está longe dos números apresentados por billy woods ou E L U C I D, os mais letais da Backwoodz Studioz, mas isso não quer dizer que as “dentadas” do MC de Filadélfia não devam de ser levadas bem a sério. É ele quem destila veneno em Little Robert Hutton, o mais recente lançamento da casa do rap DIY de Nova Iorque, um projecto composto por 14 faixas entre as quais surgem alguns dos seus labelmates (e não só). Se sobreviverem à picada deste “Weapon 13X”, aconselhamos vivamente a provar as toxinas de “Killmonger Was Right”, “Da Switchness” ou “Kill Her Priest”.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos