pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/08/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/08/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Demae] “Basic Love”

Life Works Out​.​.​. Usually foi o EP editado por Demae há praticamente um ano. O algoritmo, esse é que nem sempre funciona como esperamos. A cantora de Londres recuperou recentemente uma das faixas desse projecto e deu-lhe um tratamento visual, com este “Basic Love” a aterrar no YouTube a meio da semana passada e ainda com dificuldades em atingir a marca das 500 visualizações — e aqui é preciso ter em conta os largos milhares de plays que já soma no Spotify ou a sua dupla passagem pelo A COLORS SHOW. A canção esteve ainda no radar da rádio da Soulection e, entretanto, até já viu a sua autora a atirar-se a um Bubblerap: Volume 1 em Março último. Contas à parte, Demae é sinónimo de progresso e revolução a actuar dentro da esfera neo-soul e um nome obrigatório para ouvintes que rondam outras coordenadas semelhantes dentro do género, como Liv.e, keiyaA ou Ego Ella May.


[Boldy James & The Alchemist] “Drug Zone”

Pelos vistos, há um curta-duração de seis faixas de Vince Staples e com colaborações de Earl Sweatshirt estacionado há meses no arquivo de Alchemist. Antes que tivéssemos tido um enfarte com tamanha revelação, o prolífico produtor californiano descansou-nos com o anuncio de um novo disco ao lado de Boldy James. “Drug Zone” junta-se a “First 48 Freestyle” na lista de singles que nos há-de levar a BO JACKSON LP, cuja edição está a ser apontada para o dia 13 de Agosto.


[Lee Scott & Hyroglifics] “Inner Ramblings”

O mais recente delírio musical de Lee Scott levou o rapper a assinar uma “posse cut de um homem só,” conforme informa o comunicado emitido pela Blah Records a propósito deste “Inner Ramblings”. O tema surgiu um mês após “A Most Difficult Path“, avanço inaugural de um novo projecto que une o camaleónico MC britânico ao produtor Hyroglifics, um dos talentos que despontaram durante a última década no panorama do drum and bass. Apelidado por Scott como o seu “trabalho menos acessível até à data”, [gate clicks shut] foi lançado pela Blah no passado dia 26 de Julho em exclusivo no Bandcamp.


[Unusual Demont] “Vanta”

Trouxe mais Sol aos nossos dias quando, há um ano, se estreou com “Amber“. Neto de um baterista que chegou a acompanhar o lendário Curtis Mayfield nas suas digressões, também o som de Unusual Demont se foi aproximando do formato de banda nos meses que se seguiram, tendo dado vida a “Purple“, “Pine” e a “hey!“, este último uma encomenda para a série Spotify Singles. A estética do r&b funde-se agora com os planetas do rock e da pop neste seu mais recente “Vanta”, uma nova amostra das cores que a tela que o jovem de Madison, Wisconsin, exibe para o mundo digital.


[Kassa Overall] “I’m a King” feat. Eric Wyatt, Stas THEE Boss & Nappy Nina

Que nome damos a uma histórica editora de jazz em plena pandemia? Flu Note! O trocadilho é de Kassa Overall, que logo em Maio de 2020 arrancou com uma label “semi-séria” para editar uma série de projectos intitulada de SHADES OF FLU, homenageando, assim, não apenas a mítica Blue Note mas também um clássico disco assinado por Madlib para a mesma editora. Entre covers e temas originais surge “I’m a King”, que junta o baterista a Eric Wyatt, Stas THEE Boss e Nappy Nina naquele que é o primeiro single a surgir de SHADES OF FLU 2, editado no passado mês de Abril.


[Swooty Mac] “LESSISMORE” & “blue af”

Se passaram por cá para se sentirem, de alguma forma, exclusivos, ora aproveitem então: o duplo vídeo para “LESSISMORE” e “blue af” apenas regista umas poucas dezenas de curiosos a espreita-lo pela janela do browser e é extraído de um não menos obscuro trabalho intitulado de Sunday Morning, editado em Janeiro deste ano e que neste momento enfrenta uma dieta para engordar a 8 de Agosto através de uma Deluxe Version. Acompanhado pelo produtor Devin Burgess, quem o interpreta é Swooty Mac, rapper de Cincinnati, Ohio, que, pelos vistos, até já anda metido em colaborações com Pink Siifu.


[Tyler, The Creator] Ao Vivo @ Lollapalooza

É verdade… Não nos cansamos de ver concertos de Tyler, The Creator no YouTube. O multifacetado artista levou o seu mais recente CALL ME IF YOU GET LOST a mais um palco, desta vez o do Lollapalooza, que até merece um especial aplauso da nossa parte dada a controvérsia dos últimos dias: com base na “diversidade, inclusão, respeito e amor”, os pilares que sustentam este festival norte-americano, DaBaby foi riscado do alinhamento devido às declarações menos próprias que teve durante e após a sua passagem pelo Rolling Loud. A esta entidade juntam-se ainda os britânicos Parklife Festival e a marca de vestuário Boohoo Man, ambos a dissociarem-se por completo do tipo de mensagem promovido pelo rapper, depois de um sermão digital levado a cabo por gente como Questlove, Madonna ou Elton John em mais um importante capítulo na luta contra a intolerância.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos