pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/07/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/07/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Dave] “Clash” feat. Stormzy

Dave e Stormzy são dois dos nomes mais importantes na actual cena hip hop do Reino Unido e agora dividem o protagonismo num dos singles mais quentes da última semana. “Clash” coloca o par de MCs na rota de um imponente drill e antecipa We’re All Alone In This Together, cujo lançamento está a ser apontado para o dia 23 de Julho. Em 2019, Dave dava a conhecer PSYCHODRAMA, o disco de estreia que lhe valeu uma longa lista de elogios por parte da imprensa bem como dois dos mais importantes prémios musicais do seu país, um Mercury Prize e um Brit Award para Melhor Álbum do Ano (numa edição em foi alvo de quatro nomeações).


[Arlo Parks] “Too Good”

Já na edição deste ano dos Brit Awards, o nome que mais gostámos de ver entre a lista de vencedores foi o de Arlo Parks, que levou para casa a estatueta de Artista Revelação. Ao longo dos últimos meses, foi-nos derretendo o coração com temas como “Black Dog”, “Eugene” ou “Hurt”, até que, logo no arranque deste ano, nos presenteou com o seu primeiro LP, Collapsed in Sunbeams, que dá espaço a todas essas chávenas de chocolate quente que nos foi servindo. Mais açucarada do que as propostas anteriormente referenciadas — mas nunca sem a habitual dose de melancolia — “Too Good” é mais recente faixa do projecto a surgir retratada em vídeo.


[City Girls] “Twerkulator”

São a grande aposta no feminino por parte da Quality Control Music Group e participaram recentemente na mini-série documental Ice Cold: The Untold Story of Jewelry, que demos a conhecer no ReB esta manhã. Yung Miami e JT são as City Girls e lançaram no ano passado o longa-duração City On Lock, casa de temas como “Jobs” ou “Pussy Talk”. Em 2021, “Twerkulator” é a primeira proposta da dupla e conta com um par de detalhes bastante apetitosos: além de recuperar uma das grandes memórias musicais do hip hop para o presente (falamos, claro, do sample da lendária “Planet Rock”), o videoclipe conta com a direcção da grande diva do rap, Missy Elliott.


[Kiefer] “When There’s Love Around” Ao Vivo

O original foi assinado pelos The Crusaders, em 1974, e é agora trazido para o século XXI pelas mãos de Kiefer, que o utiliza como faixa-título do seu próximo disco. O sucessor de Between Days é editado pela Stones Throw no dia 27 de Agosto e, por enquanto, “When There’s Love Around” é a única das 12 faixas já reveladas pelo produtor, compositor e pianista de Los Angeles e foi recentemente recriada ao vivo no quintal do próprio músico, ao leme de um Rhodes e na companhia de Will Logan, Josh Johnson, Andy McCauley e Jacob Mann.


[Ed Scissor & Lamplighter] “JOYSVILLE”

A cidade escurece no próximo dia 15 Julho para receber JOYSVILLE, um longa-duração que vai voltar a juntar o rapper Ed Scissor ao produtor Lamplighter, cinco anos após o último encontro em Tell Them It’s Winter. “JOYSVILLE” é o terceiro single revelado pela dupla e também o mais bem conseguido desta mostragem inicial, um inquietante retrato da cena post-club do Reino Unido.


[Bisk] “MEEDAT” feat. Sleazy F Baby & Black Josh

Também directamente das catacumbas britânicas, Bisk trouxe-nos uma nova injecção de conteúdo nefasto com selo Blah Records. Jack Danz é quem assume a produção do tema, que também alberga versos de Sleazy F Baby e Black Josh. No ano passado, o rapper e beatmaker, que integra o colectivo Cult of the Damned, lançou nada mais nada menos do que seis trabalhos através do seu Bandcamp.


[Vic Mensa] “VICTORY”

Talvez seja tarde de mais para voltar atrás mas é um esforço que merece ser notado. Vic Mensa foi um dos que mais beneficiou da exposição do rap made in Chicago durante a ultima década, assinou um contracto com a Roc Nation e virou uma estrela pop reconhecida no mundo inteiro. Em 2020 quis voltar às origens com a sua V TAPE, na qual tentou puxar o lustre à caneta e apresentar-se novamente como um MC de contornos mais tradicionais. Comercialmente, Vic está longe do sucesso que conheceu em anos anteriores, mas não atirou a toalha ao chão e este ano trouxe a I TAPE, que tem agora este “VICTORY”, um hino produzido pelo veterano Just Blaze, como mais recente bandeira.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos