7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

 

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


 

[RUN THE JEWELS] “All Meow Life (Nick Hook Remix)”
(Meow The Jewels, Mass Appeal)

O RTJ decidiram “gatificar” a nossa vida com este lançamento de remisturas (daquilo que já são por si mesmas remisturas) com um toque bastante felino. E se “All My Life” nos parecia quase um rapcore futurista, esta versão tem muito mais de experimental e minimal. Digna banda sonora de uma disputa de território entre gatos da mesma rua, já com marcas de guerra do seu hustle diário que é obter alimento, cama e, claro, gatas.

O duo já se encontra a preparar os detalhes para Run The Jewels 3, agendado para o próximo ano. Neste último trabalho cruzaram-se com nomes como Just Blaze, The Alchemist, Prince Paul e até mesmo 3D dos Massive Attack. O vídeo, como seria de esperar, são gatos e mais gatos… Gatos por todo o lado para arrancar alguns sorrisos até mesmo dos mais sisudos.

 


https://youtu.be/Ss1mEK9bcp0

 

[YOUR OLD DROOG] “We Don’t Know You (Prod. DJ Skizz)”
(The Nicest – EP, Droog Recordings)

Um dos newcomers mais talentosos que temos visto a surgir nos campos do já muito explorado boom bap. Ainda assim, Your Old Droog consegue transpor o feeling dos 90s para um contexto sonoro muito mais actual com vários pormenores de piano e uma linha de baixo com um som bastante mais quente do que o habitual. O tema é produzido por DJ Skizz e, no restante EP, conta ainda com beats do canadiano Marco Polo. Uma aposta forte nesta nova cara que vem representar Nova Iorque.

O EP foi editado no inicio do Verão e Your Old Droog continua a promovê-lo, ainda sem qualquer confirmação de futuros trabalhos.

 


 

[DAYNE JORDAN] “The Hustlers (Prod. DJ Jazzy Jeff)”
(Memoirs Of Dayne Jordan, self-released)

MC de selecção do mítico produtor de Filadélfia, que desde o seu último álbum, The Return of the Magnificent, de 2007, tem dedicado tempo como produtor executivo de Dayne Jordan, que chegou mesmo a fazer tour com o DJ ainda antes do projecto de ambos. O último trabalho, Memoirs Of Dayne Jordan, junta os dois numa viagem pela juventude do rapper, também de Filadélfia, que combina as mais variadas aventuras de Dayne às renovadas e frescas produções de DJ Jazzy Jeff, que consegue camuflar-se em diferentes tipos de beats, sempre com uma técnica muito apurada.

“The Hustlers” é já o quarto tema a ver as cores de um videoclipe e vem para colocar um bom feeling nas colunas, a transpirar de toda esse energia digna da adolescência.

 


 

[CAVANAUGH] “Screen Play”
(Time and Materials, Mello Music Group)

Cavanaugh é o novo grupo que junta Open Mike Eagle a Serengeti neste “Screen Play”. Um tema de contornos trip hop, com muito rap consciente pelo meio. Funciona como se apanhássemos uma dupla teatral a praticar, cada um, o seu monólogo ainda com as cortinas para baixo.

O restante conteúdo é disponibilizado dia 19 de Novembro no BandCamp ou na loja da editora. O álbum chama-se Time and Materials e é o primeiro projecto que junta estes dois MCs de forma oficial, fora participações. Conta também com a particularidade de ser produzido na íntegra por Open Mike Eagle, ele que nunca tinha assumido o cargo de providenciar beats para todas as faixas de um só trabalho.

 


 

[APOLLO BROWN FEAT. THE BARREL BROTHERS] “Neva Eva”
(Grandeur, Mello Music Group)

O novo álbum do produtor de Detroit está recheado de bons convidados. Masta Ace, Sean Price, Evidence ou Freddie Gibbs, entre tantos outros MCs. Boom bap de refinada qualidade, aqui com doseadas danças de flows por parte dos The Barrel Brothers.

 


 

[VINCE STAPLES] Live @ Boiler Room, LA

Numa semana de pouco movimento, destaque para Vince Staples numa edição do famoso Boiler Room, onde o hip hop também vai conquistando algum terreno. Summertime ’06 e dois dedos de conversa entre um público que certamente se desejaria mais agitado – tal como aconteceu recentemente no seu espectáculo em Londres, que reportámos aqui.

 


 

[D12] “5 Fingers of Death” Freestyle @ Sway

Os famosos D12 voltaram ao activo com uma mixtape nova para download gratuito e anunciaram também estar a desenvolver um álbum. Ainda assim, já sem muitos dos membros originais, entre eles, Proof e Eminem, este último que ainda cospe um acapella na faixa introdutória. Já sem a chama de outros tempos, provavelmente, mas com um Kuniva sempre disposto a agarrar no microfone e debitar as suas barras e a mostrar que a sua máquina do rap ainda não enferrujou, a julgar pela recente participação no Sway.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)