pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[MC Abdul] “Palestine”

Podia muito bem ser um daqueles vídeos aleatórios com os quais nos cruzamos no YouTube e que nos roubam umas gargalhadas durante alguns segundos. Infelizmente, é bem mais sério do que isso. Abdel Rahman al-Shantti é o jovem palestiniano de 12 anos que está a interromper as nossas timelines de sonho para mostrar as consequências da guerra que envolve o seu país.

O conflito entre judeus e muçulmanos dura há décadas e foram feitas várias tentativas no âmbito de alcançar a paz entre os dois povos. Na última semana, Israel e Palestina reacenderam a disputa numa troca de mísseis que já causou mais de uma centena de mortes e deixou zonas em ruinas, tal como podemos ver no cenário bélico em que surge o jovem MC Abdul a rimar sobre um beat clássico de Eminem. Esta é uma realidade bastante distante da nossa e que merece uma reflexão urgente por parte de todos os envolvidos, bem como dos restantes líderes mundiais, que têm o dever de ajudar na procura por um entendimento entre ambas as partes.


[Evidence] “Pardon Me” (prod. Animoss)

Em processo de desaprendizagem, Evidence está de volta ao radar com um novo disco em mãos. Em 2018 lançou o tão esperado Weather or Not e desde então foi-se mantendo, a espaços, dentro da renovada cena rap independente norte-americana, da qual recrutou alguns dos colaboradores que vamos pode escutar em Unlearning Vol.1, com Boldy James, Conway The Machine, Navy Blue, Daringer ou Fly Anakin à cabeça. Depois de “Better You”, dado a conhecer em Abril, “Pardon Me” é agora o novo avanço do álbum que vai merecer edição pela Rhymesayers Entertainment no dia 25 de Junho.


[The Alchemist] “Loose Change” feat. Earl Sweatshirt

Quatro faixas, quatro vídeos. São estas as contas de Alchemist para o seu último EP, This Thing Of Ours, um verdadeiro hino ao movimento renascentista que atravessa a cultura boom bap nos EUA. Earl Sweatshirt foi o único MC a amealhar duas participações no projecto, ele que surge a solo neste “Loose Change”, o tema que encerra o alinhamento e coloca o dedo bem dentro da ferida — se não vais atrás da tendência, arriscas-te a viver de migalhas; algo assim do género. Com muitos ou poucos trocos, o ex-Odd Future continua a dar provas de que é umas das lendas vivas que a sua geração nos trouxe — “I was hungry, mama made her son read, so I’m hunting glances ‘til the peak / That still didn’t feed me, I had to get a feel for the whole thing.”


[Jenevieve] “Eternal”

Surgiu há um ano e foi logo acompanhada de perto pela Billboard ou a The FADER. Por cá, foi Miguel Santos quem lhe estendeu a passadeira no episódio inaugural da sua rubrica Abram alas para…, deixando claro que “há aqui talento para dar e vender”. “Eternal” é apenas ainda o terceiro single da carreira da cantora de Los Angeles, que volta aqui a contar com o apoio de JEAN BENZ na produção. Não será tarefa fácil superar os 11 milhões de plays amealhados no vídeo de “Baby Powder” mas é já certo que Jenevieve tem os trunfos necessários para vingar no r&b. Agora é aguardar por mais novidades.


[videogamedunkey] “More Dunkey More Problems”

Há dois tipos de youtubers a operar dentro do segmento do gaming: videogamedunkey e o resto. O autor de muitas das reviews mais hilariantes dos jogos da actualidade é também um pioneiro nessa arte, cada vez mais em voga, de se dividir entre o vídeo e a música. Em tempos deu a conhecer os seus “Top 10 Rappers” e desferiu golpes em “Horse Rap” ou “Dunkey in Paris“, recuperando alguns êxitos já nossos conhecidos. Depois de ter estado vários anos “reformado” dos microfones, regressou durante a última semana a recriar um clássico de Notorious B.I.G. e a ostentar um amplo leque de piadas e referências.


[Sneakbo] “Come A Long Way” feat. Ard Adz (prod. Fumaxa, Migz & Abel The Plug)

Fumaxa está “de volta à Lisa“. O produtor de Mem Martins, braço direito de Julinho KSD na concepção do seu álbum de estreia, passou uma temporada em Londres e aproveitou a fuga do país para trabalhar com alguns artistas locais. Juntamente com Migz e Abel The Plug, assinou o instrumental para o mais recente single de Sneakbo e deixou a sua marca na vibrante cena drill britânica.


[TiaCorine] “Luigi” (prod. Kenny Beats)

Se Kenny Beats está envolvido, vamos querer ouvir. O super-beatmaker auxilia TiaCorine no seu mais recente single, “Luigi”, cujo videoclipe é detentor de “um dos melhores visuais de 2021” segundo a Lyrical Lemonade, plataforma especialista na área. A faixa integra a recente reedição de luxo de 34Corine, o álbum de estreia que a versátil e talentosa MC da Carolina do Norte lançou no ano passado.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos