pub

Fotografia: Khufu Najee
Publicado a: 29/01/2021

Na última sexta-feira de cada mês, Miguel Santos escreve sobre artistas emergentes que têm tudo para tomar conta do mundo da música.

Abram alas para… Jenevieve

Fotografia: Khufu Najee
Publicado a: 29/01/2021

Nos primeiros segundos do videoclipe de “Baby Powder”, vemos Jenevieve fitar-nos com ar sério durante uma sessão de elevações, cenário que perde uma parte da sua verdade fitness quando é revelado que a artista está a ser ajudada nesta árdua tarefa. Podemos encarar isto como uma metáfora visual: nem tudo é o que parece. Apesar do groove que permeia o meloso beat ser algo que pensamos já ter ouvido, a cantora norte-americana dá-lhe o seu cunho. A batida deve muito a “Last Summer Whisper”, sample proeminente que, fora umas harmonizações transfiguradas, é o centro da atenção instrumental. Mas o delicioso sussurrar do título da música que depressa se aloja no local da mente em que os earworms persistem ou o doce timbre de Jenevieve provam que nem tudo se deve a uma acertada escolha de sample: há aqui talento para dar e vender.

Nascida e criada em Miami, foi em Los Angeles que a jovem conheceu o seu parceiro na despensa de açúcar sonoro, JEAN BENZ. As suas influências vêm do passado através de nomes como Michael Jackson, Whitney Houston, Prince ou The Beatles mas há semelhanças com os seus contemporâneos. Ouvimos a cadência melodiosa de Jorja Smith ou Syd na sua entrega, e a atmosfera confortável que sentimos lembra alguns momentos de Kali Uchis. “Medallion” foi o single que a mostrou ao mundo, e entre estalar de notas de baixo e uma bateria tensa a sua prestação vocal encanta que nem flautas a serpentes. O tema remete-nos a Nova Iorque sem ser preciso um videoclipe para o comprovar, old school com um toque de modernismo. A voz calorosa de Jenevieve une todos os elementos sob um estandarte vibrante, numa canção cujo único pecado é não ser maior. 

No Spotify de Jenevieve, que conta com mais de 600 mil ouvintes mensais (número mirabolante para uma artista que tem apenas duas canções lançadas) pode ler-se na secção sobre a artista, “olá sou a jenevieve e sim estou a trabalhar num álbum”, declaração sucinta e simples que vai directa à pergunta na mente de todos os que a ouvem e não ficam indiferentes.

Enquanto esse projecto não chega, há remix dançável para ouvir em repeat (produção cortesia do Clyde do costume, JEAN BENZ), um tema que vê Jenevieve abraçar tendências mais actuais e mostrar que a versatilidade em adaptar-se a várias paisagens sonoras também é uma das suas valências. Quando o seu nome estiver nas bocas do mundo, não digam que não vos avisámos…


pub

Últimos da categoria: Abram alas para...

RBTV

Últimos artigos